Real
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 11: | Linha 11: | ||
== 2 Época == | == 2 Época == | ||
:É uma grande ilusão achar que a crítica do momento em que se está vivendo deve nos remeter para alguma outra época ou nos apontar em algum momento um "lugar" ideal. Para tal visão contribuem: 1º Um entendimento equivocado do termo "originário"; 2º A aparente cronologia de tudo (conhecimentos); 3º A insistência no termo "evolução"; 4º O termo "passado" sem sua vigência na memória e a redução do tempo à mera cronologia ; 5º O entendimento dicotômico da memória, na medida em que se opõe a esquecimento; 6º O entendimento equivocado da "palavra" (reforçado pela escrita) como portadora de algo real e substantivo (o som a escrita) independente ou contraposta ao "referente". O que é o referente? Este não é nem pode ser "algo" estático: a palavra referente diz, pelo contrário, o que, por mais que se dê, sempre torna a levar para o que não se mostra em tudo que se manifesta; 7º O apelo ao resgate da raiz etimológica. Na realidde, todas as épocas são sempre experiênciações inaugurais do real, pois este, como fonte que a si mesmo origina, brota sempre inauguralmente. Cada época é um novo jorrar e um novo experienciar e dessedentar. Por isso nossa época, como cada época só tem uma única questão: onde está e como se dá esse jorrar inaugural? É claro que a presença da realidade como o passado e lembrado se sobrepõe à memória como o jogo permanente do que foi, é e será. A realidade enquanto originário sempre é o deixar-se tomar pelo jogo da memória, das épocas. Por isso, época diz o dar-se que se guarda. | :É uma grande ilusão achar que a crítica do momento em que se está vivendo deve nos remeter para alguma outra época ou nos apontar em algum momento um "lugar" ideal. Para tal visão contribuem: 1º Um entendimento equivocado do termo "originário"; 2º A aparente cronologia de tudo (conhecimentos); 3º A insistência no termo "evolução"; 4º O termo "passado" sem sua vigência na memória e a redução do tempo à mera cronologia ; 5º O entendimento dicotômico da memória, na medida em que se opõe a esquecimento; 6º O entendimento equivocado da "palavra" (reforçado pela escrita) como portadora de algo real e substantivo (o som a escrita) independente ou contraposta ao "referente". O que é o referente? Este não é nem pode ser "algo" estático: a palavra referente diz, pelo contrário, o que, por mais que se dê, sempre torna a levar para o que não se mostra em tudo que se manifesta; 7º O apelo ao resgate da raiz etimológica. Na realidde, todas as épocas são sempre experiênciações inaugurais do real, pois este, como fonte que a si mesmo origina, brota sempre inauguralmente. Cada época é um novo jorrar e um novo experienciar e dessedentar. Por isso nossa época, como cada época só tem uma única questão: onde está e como se dá esse jorrar inaugural? É claro que a presença da realidade como o passado e lembrado se sobrepõe à memória como o jogo permanente do que foi, é e será. A realidade enquanto originário sempre é o deixar-se tomar pelo jogo da memória, das épocas. Por isso, época diz o dar-se que se guarda. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 3 Ético == | ||
+ | :"O conhecimento da ciência que é constrangente em seu âmbito, ou seja, o setor dos objetos, já anulou as coisas" (1) Temos aí dois aspectos: a) o objeto da ciência e do real é a coisa como conhecimento racional e só isso; b) não é como querer, poiesis e ethos. Por isso não é ético. Porque só é conhecimento ele nada diz sobre o ético, ou seja, no objeto, a coisa/ethos ficou reduzida ao conhecimento e esse silenciamento e esquecimento da poiesis/essência do agir é um modo de "ética" constrangente: e do silenciamento. Ele silencia a coisa e nisto consiste a falta de ética da essência da técnica, ou dito positivamente, é uma ética constrangente. Mas como pode haver ética sem fundar-se na liberdade? Com os conhecimentos científicos não se ensina o ético, isto é, a sabedoria. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :Referência: | ||
+ | |||
+ | :(1) HEIDEGGER, Martin. "A coisa". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p.148. |
Edição de 14h08min de 24 de Dezembro de 2008
1 Sagrado
- "... es decir que, por efecto del ritual, se le confiere una "forma" que lo convierte en real (caos em cosmos). Evidentemente, la realidad se manifiesta, para la mentalidad arcaica, como fuerza, eficacia y duración. Por ese hecho, lo real por excelencia es lo sagrado; pues solo lo sagrado es de um modo absoluto, obra eficazmente, crea y hace durar las cosas. Los innumerables actos de consagración - de los espacios, de los objetos, de los hombres etc. - revelan la obsesión de lo real, la sed del primitivo por el ser". (1)
- Referência:
- (1) ELIADE, Mircea. "El mito del eterno retorno". Madrid: Alianza, 1972, p. 20.
2 Época
- É uma grande ilusão achar que a crítica do momento em que se está vivendo deve nos remeter para alguma outra época ou nos apontar em algum momento um "lugar" ideal. Para tal visão contribuem: 1º Um entendimento equivocado do termo "originário"; 2º A aparente cronologia de tudo (conhecimentos); 3º A insistência no termo "evolução"; 4º O termo "passado" sem sua vigência na memória e a redução do tempo à mera cronologia ; 5º O entendimento dicotômico da memória, na medida em que se opõe a esquecimento; 6º O entendimento equivocado da "palavra" (reforçado pela escrita) como portadora de algo real e substantivo (o som a escrita) independente ou contraposta ao "referente". O que é o referente? Este não é nem pode ser "algo" estático: a palavra referente diz, pelo contrário, o que, por mais que se dê, sempre torna a levar para o que não se mostra em tudo que se manifesta; 7º O apelo ao resgate da raiz etimológica. Na realidde, todas as épocas são sempre experiênciações inaugurais do real, pois este, como fonte que a si mesmo origina, brota sempre inauguralmente. Cada época é um novo jorrar e um novo experienciar e dessedentar. Por isso nossa época, como cada época só tem uma única questão: onde está e como se dá esse jorrar inaugural? É claro que a presença da realidade como o passado e lembrado se sobrepõe à memória como o jogo permanente do que foi, é e será. A realidade enquanto originário sempre é o deixar-se tomar pelo jogo da memória, das épocas. Por isso, época diz o dar-se que se guarda.
3 Ético
- "O conhecimento da ciência que é constrangente em seu âmbito, ou seja, o setor dos objetos, já anulou as coisas" (1) Temos aí dois aspectos: a) o objeto da ciência e do real é a coisa como conhecimento racional e só isso; b) não é como querer, poiesis e ethos. Por isso não é ético. Porque só é conhecimento ele nada diz sobre o ético, ou seja, no objeto, a coisa/ethos ficou reduzida ao conhecimento e esse silenciamento e esquecimento da poiesis/essência do agir é um modo de "ética" constrangente: e do silenciamento. Ele silencia a coisa e nisto consiste a falta de ética da essência da técnica, ou dito positivamente, é uma ética constrangente. Mas como pode haver ética sem fundar-se na liberdade? Com os conhecimentos científicos não se ensina o ético, isto é, a sabedoria.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "A coisa". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p.148.