Genos

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o ''genos'' é o que se poderia chamar de princípio, mas não de fundamento. Só que este '...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
 +
: "Proveniência, Platão a designa com a palavra ''to genos''. Geralmente entende-se ''genos'' em três níveis:
 +
1o. a proveniência, como tempo, lugar ou condição de nascer;
 +
2o. a origem, como descendência, raça, linhagem ou estirpe;
 +
3o. gênero, espécie, parentesco ou sexo".
 +
 +
: - Referência bibliográfica:
 +
 +
: - LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
: Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o ''genos'' é o que se poderia chamar de [[princípio]], mas não de [[fundamento]]. Só que este ''genos'' não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como [[cronologia]]. O ''genos'' só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O ''genos'' é sempre um [[acontecer]]. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.
: Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o ''genos'' é o que se poderia chamar de [[princípio]], mas não de [[fundamento]]. Só que este ''genos'' não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como [[cronologia]]. O ''genos'' só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O ''genos'' é sempre um [[acontecer]]. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 21h21min de 3 de Julho de 2016

1

"Proveniência, Platão a designa com a palavra to genos. Geralmente entende-se genos em três níveis:

1o. a proveniência, como tempo, lugar ou condição de nascer; 2o. a origem, como descendência, raça, linhagem ou estirpe; 3o. gênero, espécie, parentesco ou sexo".

- Referência bibliográfica:
- LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.


2

Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o genos é o que se poderia chamar de princípio, mas não de fundamento. Só que este genos não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como cronologia. O genos só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O genos é sempre um acontecer. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais