Genos
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o ''genos'' é o que se poderia chamar de [[princípio]], mas não de [[fundamento]]. Só que este ''genos'' não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como [[cronologia]]. O ''genos'' só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O ''genos'' é sempre um [[acontecer]]. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados. | : Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o ''genos'' é o que se poderia chamar de [[princípio]], mas não de [[fundamento]]. Só que este ''genos'' não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como [[cronologia]]. O ''genos'' só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O ''genos'' é sempre um [[acontecer]]. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados. | ||
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Edição de 21h21min de 3 de Julho de 2016
1
- "Proveniência, Platão a designa com a palavra to genos. Geralmente entende-se genos em três níveis:
1o. a proveniência, como tempo, lugar ou condição de nascer; 2o. a origem, como descendência, raça, linhagem ou estirpe; 3o. gênero, espécie, parentesco ou sexo".
- - Referência bibliográfica:
- - LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.
2
- Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o genos é o que se poderia chamar de princípio, mas não de fundamento. Só que este genos não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como cronologia. O genos só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O genos é sempre um acontecer. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.