Salvador

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: A espera de um [[salvador]] que oferte a [[salvação]] é ainda não [[compreender]] que a [[liberdade]] não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um [[Salvador]], que nos traga a [[salvação]]. A grande luta é para nos [[salvar]] da [[salvação]]. Essa é uma das teses centrais da [[poética]] de Kazantzakis. E numa afirmação [[poética]], e por isso mesmo [[paradoxal]], diz, dando a [[palavra]] a Buda: “A [[salvação]] significa a liberação de todos os [[salvadores]]. Esta é a [[liberdade]] suprema, a mais alta, onde um [[homem]] respira somente com dificuldade ... Em outras [[palavras]] entendes, [leitor], quem é o [[Salvador]] perfeito... É o [[Salvador]] que libertará a [[humanidade]] da [[salvação]]” (1).  
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: (1) KAZANTZAKIS, Nikos.'''Testamento para El Greco. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.'''
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(1). Kazantzakis, Nikos. ''Testamento para El Greco''. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.
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Edição atual tal como 15h43min de 26 de janeiro de 2025

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A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) KAZANTZAKIS, Nikos.Testamento para El Greco. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.
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