Estética

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A estética está essencialmente ligada a um sentimento de prazer e nem sempre tiramos as devidas consequências teóricas em relação a um [[conceito]] de [[arte]] estética, ou seja, entre a estética e a [[filosofia]] da arte. Michel Haar explica bem isso quando, entre outras coisas, afirma: "A estética, em primeiro lugar, na realidade só pode preocupar-se com o [[sujeito]], e não com a natureza do [[objeto]] representado. Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a [[representação]] desta coisa e o prazer que esta representação produz" (1).
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:A esté[[Título do link]]tica está essencialmente ligada a um sentimento de prazer e nem sempre tiramos as devidas consequências teóricas em relação a um [[conceito]] de [[arte]] estética, ou seja, entre a estética e a [[filosofia]] da arte. Michel Haar explica bem isso quando, entre outras coisas, afirma: "A estética, em primeiro lugar, na realidade só pode preocupar-se com o [[sujeito]], e não com a natureza do [[objeto]] representado. Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a [[representação]] desta coisa e o prazer que esta representação produz" (1).
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:(1) HAAR, Michel. ''A obra de arte''. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33.
:(1) HAAR, Michel. ''A obra de arte''. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33.
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:A questão da estética está ligada ao [[belo]] e à percepção. Ver o exame que desse problema faz Ernesto Grassi (1).
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:(1) GRASSI, Ernesto. ''Arte e mito''. Lisboa: Livros de Portugal, s/d, p. 167.

Edição de 16h52min de 15 de Agosto de 2009

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A estéTítulo do linktica está essencialmente ligada a um sentimento de prazer e nem sempre tiramos as devidas consequências teóricas em relação a um conceito de arte estética, ou seja, entre a estética e a filosofia da arte. Michel Haar explica bem isso quando, entre outras coisas, afirma: "A estética, em primeiro lugar, na realidade só pode preocupar-se com o sujeito, e não com a natureza do objeto representado. Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a representação desta coisa e o prazer que esta representação produz" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HAAR, Michel. A obra de arte. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33.


2

A questão da estética está ligada ao belo e à percepção. Ver o exame que desse problema faz Ernesto Grassi (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) GRASSI, Ernesto. Arte e mito. Lisboa: Livros de Portugal, s/d, p. 167.
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