Estética
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
==1== | ==1== | ||
- | :A | + | :A esté[[Título do link]]tica está essencialmente ligada a um sentimento de prazer e nem sempre tiramos as devidas consequências teóricas em relação a um [[conceito]] de [[arte]] estética, ou seja, entre a estética e a [[filosofia]] da arte. Michel Haar explica bem isso quando, entre outras coisas, afirma: "A estética, em primeiro lugar, na realidade só pode preocupar-se com o [[sujeito]], e não com a natureza do [[objeto]] representado. Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a [[representação]] desta coisa e o prazer que esta representação produz" (1). |
Linha 10: | Linha 10: | ||
:(1) HAAR, Michel. ''A obra de arte''. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33. | :(1) HAAR, Michel. ''A obra de arte''. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==2== | ||
+ | :A questão da estética está ligada ao [[belo]] e à percepção. Ver o exame que desse problema faz Ernesto Grassi (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :Referência: | ||
+ | |||
+ | :(1) GRASSI, Ernesto. ''Arte e mito''. Lisboa: Livros de Portugal, s/d, p. 167. |
Edição de 16h52min de 15 de Agosto de 2009
1
- A estéTítulo do linktica está essencialmente ligada a um sentimento de prazer e nem sempre tiramos as devidas consequências teóricas em relação a um conceito de arte estética, ou seja, entre a estética e a filosofia da arte. Michel Haar explica bem isso quando, entre outras coisas, afirma: "A estética, em primeiro lugar, na realidade só pode preocupar-se com o sujeito, e não com a natureza do objeto representado. Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a representação desta coisa e o prazer que esta representação produz" (1).
- Referência:
- (1) HAAR, Michel. A obra de arte. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33.
2
- A questão da estética está ligada ao belo e à percepção. Ver o exame que desse problema faz Ernesto Grassi (1).
- Referência:
- (1) GRASSI, Ernesto. Arte e mito. Lisboa: Livros de Portugal, s/d, p. 167.