Estória

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : " narrativa popular, o conto tradicional.[1] Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não...')
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "
+
: "[[Estória]] é um [[neologismo]] proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do [[folclore]], a [[narrativa]] [[popular]], o [[conto]] [[tradicional]]. Alguns consideram o termo [[arcaico]], por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia [[história]] ainda não havia sido consolidada na [[língua portuguesa]]. O '''Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete''' classifica o termo como brasileirismo, afirmando que a [[palavra]] foi proposta, mas deve ser usada a [[forma]] [[história]]. O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, figurando em poucos dicionários portugueses e nem em todos brasileiros. Apesar de ter sido usada na [[linguagem]] coloquial, o termo nunca figurou na norma culta. Assim, é recomendável o uso da grafia [[história]] tanto para [[realidade]] como para [[ficção]]" (1).
-
narrativa popular, o conto tradicional.[1]
+
-
 
+
-
Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa.[1][2]. O Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete classifica o termo como brasileirismo, afirmando que a palavra foi proposta, mas deve ser usada a forma história.[3]
+
-
 
+
-
O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, figurando em poucos dicionários portugueses e nem em todos brasileiros[4]. Apesar de ter sido usada na linguagem coloquial, o termo nunca figurou na norma culta[5]. Assim, é recomendável o uso da grafia história tanto para realidade como para ficção" (1).
+

Edição atual tal como 23h10min de 22 de março de 2021

1

"Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional. Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa. O Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete classifica o termo como brasileirismo, afirmando que a palavra foi proposta, mas deve ser usada a forma história. O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, figurando em poucos dicionários portugueses e nem em todos brasileiros. Apesar de ter sido usada na linguagem coloquial, o termo nunca figurou na norma culta. Assim, é recomendável o uso da grafia história tanto para realidade como para ficção" (1).


Referência:
(1) www.pt.wikipedia.org/wiki/Estória
Ferramentas pessoais