Visibilidade

De Dicionário de Poética e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '__NOTOC__ == 1 == :"Entretanto, Descartes não seria Descartes se houvesse pensado eliminar o enigma da visão. Não há visão sem pensamento, mas não basta pensar para ver: ...')
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
-
 
== 1 ==
== 1 ==
 +
:"Entretanto, Descartes não seria Descartes se houvesse pensado eliminar o [[enigma]] da [[ver|visão]]. Não há visão sem pensamento, mas não basta pensar para ver: a visão é um pensamento condicionado" (1).
 +
:"[...] tudo o que se [[dizer|diz]] e se pensa da visão faz dela um pensamento" (2).
-
:"Entretanto, Descartes não seria Descartes se houvesse pensado eliminar o enigma da visão. Não há visão sem pensamento, mas não basta pensar para ver: a visão é um pensamento condicionado" (1).
 
-
:"[...] tudo o que se diz e se pensa da visão faz dela um pensamento" (2).
 
-
 
+
:Referências:
-
:Referência
+
:(1) MERLEAU-PONTY, Maurice. ''O olho e o espírito''. Rio de Janeiro: GRifo, 1969, p. 68.
:(1) MERLEAU-PONTY, Maurice. ''O olho e o espírito''. Rio de Janeiro: GRifo, 1969, p. 68.
-
 
:(2) Idem, p. 69.
:(2) Idem, p. 69.

Edição de 20h25min de 28 de março de 2009

1

"Entretanto, Descartes não seria Descartes se houvesse pensado eliminar o enigma da visão. Não há visão sem pensamento, mas não basta pensar para ver: a visão é um pensamento condicionado" (1).
"[...] tudo o que se diz e se pensa da visão faz dela um pensamento" (2).


Referências:
(1) MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Rio de Janeiro: GRifo, 1969, p. 68.
(2) Idem, p. 69.
Ferramentas pessoais