Experiência
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :"Toda experiência, diz Aristóteles,contém na sua integralidade várias dimensões. Ela remete para uma origem, um princípio. Instala o limite, elabora, e expõe um conteúdo. Mobiliza um processo, isto é, um conjunto variável de referências e remissões. Ela instala um lugar, isto é, uma localização no tempo e no espaço, no tempo cultural, no espaço histórico e no espaço físico e no movimento, no tempo físico. Por último, esta experiência integra também um destino, tanto no sentido de uma finalidade, quanto no sentido de um desenvolvimento" | + | :"Toda experiência, diz Aristóteles,contém na sua integralidade várias dimensões. Ela remete para uma [[origem]], um [[princípio]]. Instala o [[limite]], elabora, e expõe um conteúdo. Mobiliza um processo, isto é, um conjunto variável de referências e remissões. Ela instala um [[lugar]], isto é, uma localização no tempo e no espaço, no tempo cultural, no espaço histórico e no espaço físico e no movimento, no tempo físico. Por último, esta experiência integra também um [[destino]], tanto no sentido de uma finalidade, quanto no sentido de um desenvolvimento" (1). |
Edição de 13h42min de 21 de março de 2009
1
- "Toda experiência, diz Aristóteles,contém na sua integralidade várias dimensões. Ela remete para uma origem, um princípio. Instala o limite, elabora, e expõe um conteúdo. Mobiliza um processo, isto é, um conjunto variável de referências e remissões. Ela instala um lugar, isto é, uma localização no tempo e no espaço, no tempo cultural, no espaço histórico e no espaço físico e no movimento, no tempo físico. Por último, esta experiência integra também um destino, tanto no sentido de uma finalidade, quanto no sentido de um desenvolvimento" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aristóteles e as questões da arte". In: CASTRO, Manuel Antônio de. Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 116.
- Ver também: