Rapsódia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "[[Rapsódia]] designava, na [[Grécia antiga]], a recitação de fragmentos de [[poemas]] épicos, notadamente homéricos, pelos ''[[rapsodos]]''..." (1).
: "[[Rapsódia]] designava, na [[Grécia antiga]], a recitação de fragmentos de [[poemas]] épicos, notadamente homéricos, pelos ''[[rapsodos]]''..." (1).
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: (1) MOISÉS, Massaud. ''Dicionário de termos literários''. São Paulo: Cultrix, 2a. e. Revista, 1978, p. 427.
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: "Adotado por alguns [[compositores]] no século XIX (Tomaschek, Liszt, Brahms), para assinalar toda peça [[musical]] permeada de [[emoção]] e [[melodia]], ou a utilização [[livre]] de [[temas]] [[populares]] para piano e orquestra, nos domínios [[literários]] o [[vocábulo]] "[[rapsódia]]" equivale a compilação, numa mesma [[obra]], de [[temas]] ou assuntos heterogêneos e de vária [[origem]] (v. Miscelânia). ''Macunaíma'' (1928), de Mário de Andrade, constitui a [[rapsódia]] das principais [[lendas]] afro-indígenas que compõem o substrato folclórico [[nacional]]" (1).

Edição de 15h51min de 14 de Maio de 2020

1

"Rapsódia designava, na Grécia antiga, a recitação de fragmentos de poemas épicos, notadamente homéricos, pelos rapsodos..." (1).


Referência:
(1) MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2a. e. Revista, 1978, p. 427.


2

"Adotado por alguns compositores no século XIX (Tomaschek, Liszt, Brahms), para assinalar toda peça musical permeada de emoção e melodia, ou a utilização livre de temas populares para piano e orquestra, nos domínios literários o vocábulo "rapsódia" equivale a compilação, numa mesma obra, de temas ou assuntos heterogêneos e de vária origem (v. Miscelânia). Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, constitui a rapsódia das principais lendas afro-indígenas que compõem o substrato folclórico nacional" (1).


Referência:
(1) MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2a. e. Revista, 1978, p. 427.
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