Modernidade

De Dicionário de Poética e Pensamento

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:(1) JARDIM, Antônio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 23.
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Edição de 20h17min de 3 de março de 2009

1

“Na funcionalidade do ser e na operatividade da verdade se concentra toda a modernidadeâ€.


Referências:
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis. Vozes, 1992, p. 161/162.

2

A modernidade como etapa da metafísica humanista está fundada em três verdades:
No cristianismo está a verdade do crer,
Na ciência está a verdade do saber,
Na técnica está a verdade do fazer.
É claro que aqui falta a arte, que é cooptada pelo saber e pelo fazer, agenciados pelos gêneros e pelos estilos de época, pelo saber das ideologias e pelo fazer retórico-sofístico das formas. A verdade sem atributos, que é a da arte, concentra-se nas grandes obras de arte. Contudo quem a experiencia no silêncio da sua existência e na opressão das três verdades atributivas? Para aprofundar a questão conferir aabaixo.


Referência:
LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O pensamento a serviço do silêncio". In: SCHUBACK, Marcia S. C. (org.). Ensaios de filosofia. Petrópolis: Vozes, 1999.

3

“Segundo Habermas, a modernidade se caracteriza por ter criado uma disjunção, um hiato, entre o mundo vivido e o sistema (Entkopplung)â€.


FREITAG, Bárbara. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 62.

Ver Também

4

"Para a constituição deste real, sob a égide da chamada Idade Moderna, Martin Heidegger nos aponta cinco características fundamentais, a saber: em primeiro lugar, a ciência; em segundo lugar, esta, de algum modo, convertida em técnica mecanizada; em terceiro lugar, o processo que introduz a arte no horizonte da estética; em quarto, o fato de que o obrar humano se interpreta e realiza como cultura; e, por último, em quinto lugar, a desdivinização, a dessacralização ou a perda dos deuses" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 23.
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