Signo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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*[[Conotação]]
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Edição de 15h24min de 28 de Dezembro de 2008

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Conotação é o signo que, como significante e significado, além deste significado enquanto denotação, ainda tem um outro significado não diretamente notado e assinalado, mas que se dá na reunião da realidade denotada com a realidade conotada. Etimologicamente tanto denotação como conotação são sím-bolos. O signo (obra-texto) representação que é um objeto e que como significante, além do seu significado enquanto representação, ainda tem uma outra representação que é o símbolo. Se o signo está mais diretamente ligado a sintomas, enquanto corpo que procura a linguagem: psicanálise concebida como sintoma e signo, o objeto-representação está mais diretamente ligado à imaginação que procura a realidade. Resta a questão: sintoma é, mas de que é sintoma? Imaginação é, mas de que é imaginação? Signo é, mas de que é significante e significado? Símbolo é, mas de que é símbolo? Como ficam todos esses conceitos se o que é se mostrando como aparecimento e aparência é e não é, como é e como não é?

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O que é o signo? Até onde vai sua consistência, sua substância? Não podemos achar que por o signo ser algo este algo que é no signo de seus traços. Por exemplo, numa fala, não são os traços fônicos que constituem o que o signo é. Quando assim é considerado, acontece uma dupla abstração. A primeira diz respeito à relação dentro da qual qualquer signo é signo. Cada signo é não só signo de, mas também é signo para alguém. A segunda abstração é mais profunda, porque originada na metafísica. O signo como tal se constitui como significado a partir da linguagem mas dentro da linguagem como um código. A primeira abstração consiste em considerar o signo como signo sem o código. Já a segunda silencia o sentido. Porém é na sintaxe poética do sentido que o signo é signo. Ou seja, só a partir do sentido que funda o signo, o eu que o usa e o para quê o usa (supondo implicitamente sempre um outro eu) é que o signo se pode tornar significado. O sentido é a linguagem. O significado é o uso da linguagem como instrumento comunicativo. a semiologia trata do signo como signo ou seja da linguagem como instrumento. Por isso jamais ela pensa o velado do véu que é todo signo. A semiologia vive as peripécias do véu sem pensar o vazio insignificado e insignificante do silêncio como sentido de todo significado. A semiologia como estudo e ciência do significado diz respeito aos traços concretizantes na medida em que estes constituem correntes de significados mas sem jamais se voltar para a nascente, sentido de todo rio e correnteza. A semiologia chega até à ambigüidade do véu mas sem jamais adentrar a ambigüidade do velado, porque aí deixaria de ser semiologia como significado de códigos para ser um pensar a poesia como sentido da linguagem, o que em todo desvelamento se vela.

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