Ser-com
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Bianka (Discussão | contribs) (→2) |
Bianka (Discussão | contribs) |
||
Linha 6: | Linha 6: | ||
:(1) JARDIM, Antônio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005, p. 53. | :(1) JARDIM, Antônio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005, p. 53. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | == Ver também == | ||
+ | *[[Diálogo]] |
Edição de 19h06min de 9 de janeiro de 2009
1
- Um outro caminho de entender o ser-com além do diálogo é uma reflexão sobre Unidade a partir do fragmento III de Parmênides. "Pois o mesmo é ser e pensar", e do fragmento 50 de Heráclito: "Auscultando não a mim mas ao logos, é sábio concordar que tudo é um". Antônio Jardim desenvolve essa problemática tematizando a questão da Unidade. E assim afirma: "Uma unidade se caracteriza basicamente enquanto unidade, seja ela originária ou não. Uma unidade é irrepetÃvel no outro, ela não se expõe à dinâmica da igualdade. Uma unidade só é igual a si mesma. É a partir desse ser igual a si mesma que ela é concomitantemente exigência de um outro, de uma outa unidade. Pois só podemos falar em unidade e identidade concreta a partir da tensão identidade/diferença. A unidade é a insuficiência precisa do outro, de outras unidades manifesta pela suficiência só é igual a si mesma" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antônio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005, p. 53.