Ser

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 15: Linha 15:
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 97 e 98.
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 97 e 98.
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:Cf. LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar II''. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 143.

Edição de 17h31min de 9 de janeiro de 2009

1

"Existe o ente como algo subsistente, mas não há o ente". (Esta afirmação não fica clara porque não fica clara a diferença entre "existe" e "há", a não ser que entendamos este "há" como o "dá-se" ou es gibt", como afirma logo a seguir. O ente não se dá "existe como algo subsistente"). Eis a continuação da citação: "Há (es gibt) o ser, e não simplesmente o ente. O ser não é senão o acontecimento em que o ente se apropria na patência do desvelamento e se desapropria na latência, do velamento. Se não se compreende a duplicidade originária do particípio eón como o apropriar-se ontofânico (Ereignis) e, ao mesmo tempo, como o desapropriar-se criptofânico (Enteignis) jamais se apreende o sentido do ser".


Referência:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. O saber em memória do Ser. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Nº 95, out.-dez., 1988, p. 15.


2

Ser: viver, surgir, permanecer. Estes sentidos correspondem às três raízes que aparecem no verbo ser (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 97 e 98.


3

Cf. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 143.