Sentido

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Nova página: == 1 == :"É que uma língua só comunica se e na medida em que sua competência tiver sentido, isto é, enquanto puder articular as experiências inovadoras partilhadas pela comunidad...)
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:"É que uma língua só comunica se e na medida em que sua competência tiver sentido, isto é, enquanto puder articular as experiências inovadoras partilhadas pela comunidade. Responder à pergunta se um discurso é ou não é significativo equivale a responder à pergunta: que dimensão da experiência comunitária ele exprime, consolida e transforma?(1)  Ora, este fato mostra claramente que realidade e homem se dimensionam no vigor da Linguagem. É por isso que estas questões: homem, realidade, linguagem se constituem no núcleo duro da Poiesis. Perguntar, pois, pelo homem e pela realidade na Modernidade e na [[Pós-modernidade]] é perguntar pelo que acontece à Linguagem.  
+
:É que uma língua só comunica se e na medida em que sua competência tiver sentido, isto é, enquanto puder articular as experiências inovadoras partilhadas pela comunidade. Responder à pergunta se um discurso é ou não é significativo equivale a responder à pergunta: que dimensão da experiência comunitária ele exprime, consolida e transforma?(1)  Ora, este fato mostra claramente que realidade e homem se dimensionam no vigor da Linguagem. É por isso que estas questões: homem, realidade, linguagem se constituem no núcleo duro da Poiesis. Perguntar, pois, pelo homem e pela realidade na Modernidade e na [[Pós-modernidade]] é perguntar pelo que acontece à Linguagem.  

Edição de 15h52min de 9 de janeiro de 2009

1

É que uma língua só comunica se e na medida em que sua competência tiver sentido, isto é, enquanto puder articular as experiências inovadoras partilhadas pela comunidade. Responder à pergunta se um discurso é ou não é significativo equivale a responder à pergunta: que dimensão da experiência comunitária ele exprime, consolida e transforma?(1) Ora, este fato mostra claramente que realidade e homem se dimensionam no vigor da Linguagem. É por isso que estas questões: homem, realidade, linguagem se constituem no núcleo duro da Poiesis. Perguntar, pois, pelo homem e pela realidade na Modernidade e na Pós-modernidade é perguntar pelo que acontece à Linguagem.


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Conferência: A Pós-modernidade. Mimeo, p. 9.