Inteiro

De Dicionário de Poética e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Nova página: :No poema de Fernando Pessoa "Para ser grande..." ele diz :"sê inteiro". A palavra inteiro é muito enigmática e ao mesmo tempo a "chave ", de que fala Drummond. Pode-se ligar a "int...)
Linha 1: Linha 1:
-
:No poema de Fernando Pessoa "Para ser grande..." ele diz :"sê inteiro". A palavra inteiro é muito enigmática e ao mesmo tempo a "chave ", de que fala Drummond. Pode-se ligar a "inteiro":  
+
:No poema de Fernando Pessoa "Para ser grande..." ele diz :"sê inteiro". A palavra inteiro é muito enigmática e ao mesmo tempo a "chave ", de que fala Drummond. Pode-se ligar a "inteiro": a) Toda questão do *erro*, do ético, do agir, do ser como ente, ou seja, toda questão da verdade. b)Estas questões de a) convocam as questões de : medida, dimensão, entre, lugar, mundo, homem, permanência, ente/não-ente, forma/não-forma. Para isso é essencial ler dois ensaios de Heidegger: "Da essência da verdade"(1) e "... poeticamente o homem habita...".(2).
-
a) Toda questão do *erro*, do ético, do agir, do ser como ente, ou seja, toda questão da verdade. b)Estas questões de a) convocam as questões de : medida, dimensão, entre, lugar, mundo, homem, permanência, ente/não-ente, forma/não-forma. Para isso é essencial ler dois ensaios de Heidegger: "Da essência da verdade"(1) e "... poeticamente o homem habita...".(2).
+
-
:Referências bibliográficas:  
+
:Referências:  
 +
:HEIDEGGER, Martin. A essência da verdade. In: ______. ''Os Pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
-
:HEIDEGGER, Martin. A essência da verdade. In: ______. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1979.
+
:______. " ...poeticamente o homem habita..." In: ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.
-
 
+
-
:______. " ...poeticemante o homem habita..." In: Ensaios e Conferências. Petrópolis, Vozes, 2002.
+

Edição de 03h46min de 19 de Dezembro de 2008

No poema de Fernando Pessoa "Para ser grande..." ele diz :"sê inteiro". A palavra inteiro é muito enigmática e ao mesmo tempo a "chave ", de que fala Drummond. Pode-se ligar a "inteiro": a) Toda questão do *erro*, do ético, do agir, do ser como ente, ou seja, toda questão da verdade. b)Estas questões de a) convocam as questões de : medida, dimensão, entre, lugar, mundo, homem, permanência, ente/não-ente, forma/não-forma. Para isso é essencial ler dois ensaios de Heidegger: "Da essência da verdade"(1) e "... poeticamente o homem habita...".(2).


Referências:
HEIDEGGER, Martin. A essência da verdade. In: ______. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
______. " ...poeticamente o homem habita..." In: Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.