Epistéme
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(Nova página: == 1 == :Consultar: TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo, Iluminuras, 1996, p.46) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
:Consultar: TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo, Iluminuras, 1996, p.46 | :Consultar: TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo, Iluminuras, 1996, p.46 | ||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :O fundamento da ciência está no conceito de episteme. "A ciência platônica do ser reporta-se a epistathai, que significa assumir a posição ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do mundo sensÃvel para o mundo intelÃgivel é que se realiza a episteme platônica". | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :Referências: | ||
+ | :SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: Filosofia e Literatura: O trágico. 2001, p.117 |
Edição de 21h23min de 14 de janeiro de 2009
1
- Consultar: TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo, Iluminuras, 1996, p.46
2
- O fundamento da ciência está no conceito de episteme. "A ciência platônica do ser reporta-se a epistathai, que significa assumir a posição ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do mundo sensÃvel para o mundo intelÃgivel é que se realiza a episteme platônica".
- Referências:
- SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: Filosofia e Literatura: O trágico. 2001, p.117