Epistéme

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:"A palavra ''episteme'' deriva do particípio ''epistámenos''. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é ''epistéme tis'', uma espécie de competência ''theoriké'', que é capaz de ''theorein', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é ''epistéme theoriké'' " (1).  
+
:"A palavra ''episteme'' deriva do particípio ''epistámenos''. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é ''epistéme tis'', uma espécie de competência ''theoriké'', que é capaz de ''theorein'', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é ''epistéme theoriké'' " (1).  
-
:Referências:
+
-
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Que é isto - a filosofia?''. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.
 
 +
:Referências:
 +
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Que é isto - a filosofia?''. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.
== 2 ==
== 2 ==

Edição de 01h27min de 6 de Agosto de 2010

1

"A palavra episteme deriva do particípio epistámenos. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é epistéme tis, uma espécie de competência theoriké, que é capaz de theorein, quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é epistéme theoriké " (1).


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. Que é isto - a filosofia?. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.

2

Em Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
(2) Idem, p. 211.
(3) Idem, p. 212.
(4) Idem, p. 233.


Ver também:
Ferramentas pessoais