Epistéme
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→2) |
(→1) |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : | + | :"A palavra ''episteme'' deriva do particípio ''epistámenos''. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é ''epistéme tis'', uma espécie de competência ''theoriké'', que é capaz de ''theorein', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é ''epistéme theoriké'' " (1). |
- | + | ||
- | + | ||
- | + | ||
- | + | ||
- | + | ||
:Referências: | :Referências: | ||
- | :(1) | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Que é isto - a filosofia?''. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24. |
- | + | ||
== 2 == | == 2 == |
Edição de 01h26min de 6 de Agosto de 2010
1
- "A palavra episteme deriva do particípio epistámenos. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é epistéme tis, uma espécie de competência theoriké, que é capaz de theorein', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é epistéme theoriké " (1).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Que é isto - a filosofia?. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.
2
- Em Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
- (2) Idem, p. 211.
- (3) Idem, p. 212.
- (4) Idem, p. 233.
- Ver também: