Dicionário de Poética e Pensamento

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 00h16min de 20 de Agosto de 2009 por Jun (Discussão | contribs)
"Princípio e fim [limite] se reúnem na circunferência do círculo" (Heráclito, frag.103).

Apresentação

 

É um dicionário digital. Distingue-se por ser feito de verbetes-questão e não por definições conceituais ou levantamento de significados semânticos. O leitor terá para cada verbete-questão diferentes acessos através de considerações e passagens essenciais de diversos pensadores e poetas. Tais acessos querem provocar o leitor e levá-lo a questionar, a pensar, mostrando como cada verbete-questão se constitui numa questão que não pode ser definida através de um conceito ou de conceitos. Cabe ao leitor, pelo confronto das diferentes afirmações ou interrogações, construir o seu pensamento. A questão como questão será a identidade das diferentes posições.
Consultando o dicionário, o leitor tem acesso a diferentes ideias e indicações bibliográficas. Em muitos casos, o dicionário limita-se a transcrever uma passagem julgada essencial. Cabe a cada leitor procurar a fonte integral indicada.
Outra ideia central no dicionário é o pensamento circular, onde uma palavra remete para outra (indicada como link), que remete para outra e assim circularmente. Com isto evita-se a linearidade e qualquer hierarquia. No lugar do sistema lógico-conceitual, propomos uma sintaxe poética, onde cada verbete-questão solicita outros numa inter-relação poética, para que o pensamento se constitua poeticamente em cada leitor. Os verbetes-questão têm três origens: 1ª. Feitos pelo autor do dicionário; 2ª. Pelos editores; 3ª. Por citações de autores, devidamente assinaladas nas indicações bibliográficas. Os verbetes sem indicação são de criação do autor do dicionário. Como orienta todo o dicionário a ideia de questionamento, em alguns verbetes-questão, há uma citação de autor, seguida de comentários. São feitos com o intuito de levar o leitor também a questionar, a concordar ou discordar.


Que tal começar a travessia? Clique aqui para ver uma página aleatória, ou veja a lista completa de verbetes!




Créditos              Como citar              Fale conosco

   

Ferramentas pessoais