Dar-se

De Dicionário de Poética e Pensamento

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Edição de 21h17min de 20 de Abril de 2009

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Esta afirmação a propósito do ser, que não pode ser confundida com o ente subsistente entitativo, que esquece a dimensão verbal do ente, está bem tratada por Souza:
1. " No descortino inicial do ser, é realmente pensado ser (eínai, éon), mas não o dá-se (Es Gibt)."
2. "O ser, porém não é nenhum ente."
3. "A tarefa do pensamento alethopoético se expõe e se impõe no empenho de se abandonar o ser como fundamento entitativo (das Sein als der Grund des Seienden) em favor do dar que joga velado no desvelar (zugunsten des im Entbergen verborgen spielenden Gebens). Como o dom deste dá-se, o ser pertence ao dar. Ser não é. Dá-se o ser como o desvelar do presencializar."
4. "No ésti se oculta dá-Se... Existe o ente como algo subsistente, mas não há o ente. Há (es Gibt) o ser, e não simplismente o ente. O ser não é senão o acontecer em que o ente se apropria na patência do desvelamento e se desapropria na latência do velamento." (1)


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, nº 95, out.- dez., 1988, pp. 14-15.
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