Coisa
De Dicionário de Poética e Pensamento
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:(2) HEIDEGGER, Martin. ''Ser e Tempo''. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 206, § 32. | :(2) HEIDEGGER, Martin. ''Ser e Tempo''. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 206, § 32. | ||
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+ | :Para: sentido restrito - sentido lato - sentido ainda mais lato - coisa-em-si - coisa-para-nós (fenômeno): Consultar(1) | ||
+ | :Sobre a relação entre coisa e disciplina. Consultar(2) | ||
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+ | :Referências: | ||
+ | :(1)HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Lisboa, Ed.70, 1992, p.17. | ||
+ | :(2)__________. Heráclito. Rio de Janeiro, Relumme Dumará, 1998, p. 244. | ||
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+ | :Um dos transcendentais de ENTE é ser UNO. Leibniz pensou-o como principium identitatis indiscernibilium: o princÃpio de identidade dos indiscernÃveis. | ||
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+ | :Referências: | ||
+ | :HEIDEGGER, Martin. O que é uma coisa? Lisboa, Ed.70, 1992, p.32. |
Edição de 19h25min de 14 de janeiro de 2009
Tabela de conteúdo |
1
- "Sobretudo aprendera agora a se aproximar das coisas sem ligá-las à sua função. Parecia agora poder ver como seriam as coisas e as pessoas antes que lhes tivéssemos dado o sentido de nossa esperança humana ou de nossa dor. Se não houvesse humanos na Terra, seria assim: chovia, as coisas se ensopavam sozinhas e secavam e depois ardiam secas ao sol e se crestavam em poeira. Sem dar ao mundo o nosso sentido, como Lóri se assustava!"
- Referência:
- LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 32.
2
- A respeito, conferir itens abaixo.
- Referências
- (1) BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 403, 405 e 407.
- (2) HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 206, § 32.
3
- Para: sentido restrito - sentido lato - sentido ainda mais lato - coisa-em-si - coisa-para-nós (fenômeno): Consultar(1)
- Sobre a relação entre coisa e disciplina. Consultar(2)
- Referências:
- (1)HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Lisboa, Ed.70, 1992, p.17.
- (2)__________. Heráclito. Rio de Janeiro, Relumme Dumará, 1998, p. 244.
4
- Um dos transcendentais de ENTE é ser UNO. Leibniz pensou-o como principium identitatis indiscernibilium: o princÃpio de identidade dos indiscernÃveis.
- Referências:
- HEIDEGGER, Martin. O que é uma coisa? Lisboa, Ed.70, 1992, p.32.