Aura

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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(Nova página: == Na obra de arte == :Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega "Zoé": "O que se perdeu na reprodução foi o sign...)
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:SOUZA, Ronaldes de Melo e."A epigênese do pós-moderno", in: "Tempo Brasileiro", Rio, 84, Jan/Mar, 1986, p. 40-44.  
:SOUZA, Ronaldes de Melo e."A epigênese do pós-moderno", in: "Tempo Brasileiro", Rio, 84, Jan/Mar, 1986, p. 40-44.  
:HEIDEGGER, Martin. "A Coisa", in: "Ensaios e Conferências". Petrópolis: Vozes, 2001.
:HEIDEGGER, Martin. "A Coisa", in: "Ensaios e Conferências". Petrópolis: Vozes, 2001.
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:Referências:
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:PAZ, Octavio. "Os filhos do barro". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 74,75.

Edição de 18h27min de 14 de janeiro de 2009

Na obra de arte

Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega "Zoé": "O que se perdeu na reprodução foi o significado paideumático, nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica." Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da proximidade e da distância (p.42), fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de HEIDEGGER.


Referências:
SOUZA, Ronaldes de Melo e."A epigênese do pós-moderno", in: "Tempo Brasileiro", Rio, 84, Jan/Mar, 1986, p. 40-44.
HEIDEGGER, Martin. "A Coisa", in: "Ensaios e Conferências". Petrópolis: Vozes, 2001.


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Referências:
PAZ, Octavio. "Os filhos do barro". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 74,75.