Artista

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:É necessário considerar a questão moral não só em relação à [[obra]] mas também em relação ao artista. A censura das obras sempre atingiu os artistas. O viver dos artistas se torna também paradigmático e por isso são repelidos como suas obras, talvez por identificarem as obras com a vida do artista. A exclusão da arte se dá ''pari passu'' com a exclusão do artista. O artista ao escutar a voz das [[musas]] é portador de um conhecimento que o torna uma experiência viva do real, embora este paralelismo não se possa constituir em argumento para a ontologia da obra de [[arte]], porque a obra é necessariamente mais que a [[vida]] do artista. Mas esse paralelismo possível é que leva a muitas vezes querer explicar a obra por acontecimentos na vida do artista. Quem faz o artista e a obra é a poesia, é a arte. A arte é uma doação do [[sagrado]], daí serem normalmente excluídos os artistas, porque são classificados como loucos. Santa loucura.
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: É necessário considerar a questão moral não só em relação à [[obra]] mas também em relação ao artista. A censura das obras sempre atingiu os artistas. O viver dos artistas se torna também paradigmático e por isso são repelidos como suas obras, talvez por identificarem as obras com a vida do artista. A exclusão da arte se dá ''pari passu'' com a exclusão do artista. O artista ao escutar a voz das [[musas]] é portador de um conhecimento que o torna uma experiência viva do real, embora este paralelismo não se possa constituir em argumento para a ontologia da obra de [[arte]], porque a obra é necessariamente mais que a [[vida]] do artista. Mas esse paralelismo possível é que leva a muitas vezes querer explicar a obra por acontecimentos na vida do artista. Quem faz o artista e a obra é a poesia, é a arte. A arte é uma doação do [[sagrado]], daí serem normalmente excluídos os artistas, porque são classificados como loucos. Santa loucura.
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: "Neste preciso momento soam canções e coros, música de ópera e música de câmara extraídos da obra de Conradin Kreutzer. Nestes sons está o próprio artista, pois a presença do mestre na obra é única que é autêntica. Quanto maior é um mestre mais completa a sua pessoa desaparece por detrás da obra" (1).

Edição de 01h32min de 29 de Julho de 2018

1

É necessário considerar a questão moral não só em relação à obra mas também em relação ao artista. A censura das obras sempre atingiu os artistas. O viver dos artistas se torna também paradigmático e por isso são repelidos como suas obras, talvez por identificarem as obras com a vida do artista. A exclusão da arte se dá pari passu com a exclusão do artista. O artista ao escutar a voz das musas é portador de um conhecimento que o torna uma experiência viva do real, embora este paralelismo não se possa constituir em argumento para a ontologia da obra de arte, porque a obra é necessariamente mais que a vida do artista. Mas esse paralelismo possível é que leva a muitas vezes querer explicar a obra por acontecimentos na vida do artista. Quem faz o artista e a obra é a poesia, é a arte. A arte é uma doação do sagrado, daí serem normalmente excluídos os artistas, porque são classificados como loucos. Santa loucura.


- Manuel Antônio de Castro


Ver também:
*Atitude


2

"Neste preciso momento soam canções e coros, música de ópera e música de câmara extraídos da obra de Conradin Kreutzer. Nestes sons está o próprio artista, pois a presença do mestre na obra é única que é autêntica. Quanto maior é um mestre mais completa a sua pessoa desaparece por detrás da obra" (1).