Angústia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :"Na angústia - dizemos nós - 'a gente se sente estranho'. O que suscita tal estranheza e o que é por ela afetado? Não podemos dizer diante de que a gente se sente [[estranho]]. A gente se sente totalmente assim. Todas as coisas e nós mesmos afundamo-nos numa [[indiferença]]. Isto, entretanto, não no sentido de um simples desaparecer, mas em se afastando elas se voltam para nós. Este afastar-se do ente em sua totalidade, que nos assedia na angústia, nos oprime. Não resta nenhum apoio. Só resta e nos | + | :"Na angústia - dizemos nós - 'a gente se sente estranho'. O que suscita tal estranheza e o que é por ela afetado? Não podemos dizer diante de que a gente se sente [[estranho]]. A gente se sente totalmente assim. Todas as coisas e nós mesmos afundamo-nos numa [[indiferença]]. Isto, entretanto, não no sentido de um simples desaparecer, mas em se afastando elas se voltam para nós. Este afastar-se do ente em sua totalidade, que nos assedia na angústia, nos oprime. Não resta nenhum apoio. Só resta e nos sobrevêm - na fuga do ente - este 'nenhum'... A angústia manifesta o [[nada]]" (1). |
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- | :(1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: | + | :(1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 57. |
Edição de 15h31min de 8 de Agosto de 2009
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- "Na angústia - dizemos nós - 'a gente se sente estranho'. O que suscita tal estranheza e o que é por ela afetado? Não podemos dizer diante de que a gente se sente estranho. A gente se sente totalmente assim. Todas as coisas e nós mesmos afundamo-nos numa indiferença. Isto, entretanto, não no sentido de um simples desaparecer, mas em se afastando elas se voltam para nós. Este afastar-se do ente em sua totalidade, que nos assedia na angústia, nos oprime. Não resta nenhum apoio. Só resta e nos sobrevêm - na fuga do ente - este 'nenhum'... A angústia manifesta o nada" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 57.