Solidão
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 14h59min de 18 de Maio de 2012 por Profmanuel (Discussão | contribs)
1
- "E ninguém é eu. E ninguém é você. Esta é a solidão. Minha alma tem o imaterial peso da solidão no meio dos outros" (1).
- Referência:
- (1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.
2
- Solidão é o isto do eu sendo. Portanto, sem predicativos, a não ser os transcendentais que lhe são próprios. Solidão não é angústia, é o deixar-se tomar pela vigência do silêncio, pela plena instância do repouso. Então o eu é sem resisência nesta ou naquela forma de relação ou função, porque, ao não ter nem poder ter predicativos, nunca se pode tornar um tu do eu, nem um eu do tu (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. Fundar e fundamentar. In: Pensamento no Brasil, v.I. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 218.