Sabedoria

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 12h47min de 27 de Dezembro de 2008 por Patricia Marouvo (Discussão | contribs)

Tabela de conteúdo

Escuta/Logos

Cf. HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio: Relume Dumará, 1998, pp. 395-7. Trata do saber em sentido originário e a partir da interpretação dos fragmentos de Heráclito. Questões correlacionadas são: "medida/desmedida", "proximidade". Esse saber é aquele que não provém do cálculo e dos procedimentos próprios do homem, mas surgem quando o homem obedece à ausculta do logos. O ser sábio é propriamente o corresponder do ser humano ao logos, porque nele se pode dar a colheita e acolhida enquanto escuta obediente. As múltiplas traduções do logos existentes apenas devem acentuar o seu mistério e nos levar decididamente à escuta obediente, isto é, ao obedecer à escuta da fala do logos. Então acontece a sabedoria.


Logos

Sabedoria é uma postura essencial, mas não podemos confundi-la com um sistema de valores. Daí a profundidade de Heráclito quando diz sobre a sabedoria: "Pensar é a maior coragem, e a sabedoria, acolher a verdade e fazer com que se ausculte ao longo do vigor." (1)
Referência:
(1) HERÁCLITO. Os pensadores originários. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 89.


Não-saber

"Você sabe que podemos voar com asas: ainda não aprendemos a voar sem elas. Já nos familiarizamos com a sabedoria dos que sabem, mas ainda não nos familiarizamos com a sabedoria dos que não sabem". (1)
Referência:
(1) METON, Thomas. A via de Chuang Tzu. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 72.


Nada

"O auge da sabedoria não é o não saber do saber mas o saber do não saber". (1) Mas logo a seguir faz uma observação que aprofunda essa definição de sabedoria, na medida em que questiona o poder do saber enquanto este não pode saber o que é o NADA. Diz: "Com tanto poder, o Saber só não pode não saber que não sabe o que é Nada!" (2) Esta formulação é ambígua.
Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar I. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 184.
(2) Idem, p. 184.


Liberdade

É um tema muito rico, diz respeito à Poética e Pensamento. Há aí uma relação muito grande entre a possibilidade de a virtude se ensinar, a questão da liberdade e a essência da sabedoria. Ética, sabedoria, liberdade e natureza se interrelacionam profundamente, mas Heidegger vai levar isto tudo para o campo do ser, enquanto verdade e sentido. A essência da sabedoria e da liberdade estão sintetizadas na misteriosa afirmação de Sto. Agostinho: "Ama e faze o que quiseres."
Ferramentas pessoais