Metafísica

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 02h31min de 11 de março de 2009 por Profmanuel (Discussão | contribs)

1

O país da Razão se transformou todo na paisagem dis-posta dos conceitos, porque o país da Metafísica transformou tudo na paisagem da Razão. Uma teia de razões, conceitos e funções organizou a realidade, ocupou todos os espaços e recantos na instrumentalidade comunicativa da linguagem e cobriu todo o planeta e encobriu toda a Terra num aparente engravidamento de realizações. "Em seus Cahiers (cadernos) 1917-1952, George Braque nos traz à lembrança a exigência de toda criação: écrire n'est pas décrire. Peindre n'est pas dépeindre" (escrever não é descrever. Pintar não é representar). Por isso definir uma coisa também consiste, no fundo, no fundo, em substituí-la por vocábulos"(1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 125.


2

Consultar:
Heidegger, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1998, p. 264 a 286. (Faz a ligação da metafísica com a inércia da lógica.)

3

“Assim posto, em que consiste, portanto, a essência da metafísica? Ela é o modo de pensar que [...] pensa o ente enquanto ente [...] e, pelo fato de a metafísica interrogar o ente enquanto ente, permanece ela junto ao ente e não se volta para o ser enquanto ser.” Heidegger, Martin. Introdução à metafísica. Rio, Tempo Brasileiro, 1969, p. 61e 62.


Referências:
Cf. ainda, Idem, p. 66 e 132;
Cf. Michelazzo, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade. São Paulo, Annablume, 1999, p. 41.

4

Os grandes filósofos do ocidente nada mais fizeram do que sempre e de novo e como novo o elogio da metafísica. Qualquer tentativa de dizer o que a palavra metafísica oculta é uma decisão pelo fracasso. E, no entanto, a palavra é simples, muito simples. Compõe-se do prefixo grego meta-, que significa: entre, além, para, junto a; e da palavra physis. A meta-física diz respeito à subjetividade porque o ser-humano é o Entre-da-physis. Porém tal "Entre" é ambíguo e a physis, misteriosa e enigmática. Ela possibilita muitas leituras. Inclusive a metafísica. Nenhuma semântica, nenhuma lógica consegue abarcá-la e apreendê-la.
- Manuel Antônio de Castro

5

"A palavra metafísica é ambígua. Por isso gerou as atitudes mais extremas e opostas. Na boca do materialista vulgar é tudo que está para além do que é imediato, palpável, força cega e irracional, isto é, material. Na boca do espiritualista vulgar é tudo que transcende a matéria, é o permanente, o eterno, o ideal. Diante destas atitudes dicotômicas e totalmente contraditórias, a sabedoria aconselha o desvelo pela physis, numa atitude espirituosa e equilibrada que deixe a tensão vigorar"(1).
Referência
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Poiesis, sujeito e metafísica”. In: --- (org) . A construção poética do real. Rio de Janeiro: 7letras, 2004, p. 14.


Ver também

Ferramentas pessoais