Sabedoria

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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== Escuta/''Logos'' ==
== Escuta/''Logos'' ==
:Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio: Relume Dumará, 1998, pp. 395-7. Trata do saber em sentido originário e a partir da interpretação dos fragmentos de Heráclito. Questões correlacionadas são: "medida/desmedida", "proximidade". Esse saber é aquele que não provém do cálculo e dos procedimentos próprios do homem, mas surgem quando o homem obedece à ausculta do [[linguagem|''logos'']]. O ser sábio é propriamente o corresponder do ser humano ao ''logos'', porque nele se pode dar a colheita e acolhida enquanto [[escuta]] obediente. As múltiplas traduções do ''logos'' existentes apenas devem acentuar o seu mistério e nos levar decididamente à escuta obediente, isto é, ao obedecer à escuta da fala do ''logos''. Então acontece a sabedoria.
:Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio: Relume Dumará, 1998, pp. 395-7. Trata do saber em sentido originário e a partir da interpretação dos fragmentos de Heráclito. Questões correlacionadas são: "medida/desmedida", "proximidade". Esse saber é aquele que não provém do cálculo e dos procedimentos próprios do homem, mas surgem quando o homem obedece à ausculta do [[linguagem|''logos'']]. O ser sábio é propriamente o corresponder do ser humano ao ''logos'', porque nele se pode dar a colheita e acolhida enquanto [[escuta]] obediente. As múltiplas traduções do ''logos'' existentes apenas devem acentuar o seu mistério e nos levar decididamente à escuta obediente, isto é, ao obedecer à escuta da fala do ''logos''. Então acontece a sabedoria.
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:Sabedoria é uma postura essencial, mas não podemos confundi-la com um sistema de valores. Daí a profundidade de Heráclito quando diz sobre a sabedoria: "Pensar é a maior coragem, e a sabedoria, acolher a verdade e fazer com que se ausculte ao longo do vigor." (1)
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:Referência:
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:(1) HERÁCLITO. ''Os pensadores originários''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 89.

Edição de 23h28min de 26 de Dezembro de 2008

Escuta/Logos

Cf. HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio: Relume Dumará, 1998, pp. 395-7. Trata do saber em sentido originário e a partir da interpretação dos fragmentos de Heráclito. Questões correlacionadas são: "medida/desmedida", "proximidade". Esse saber é aquele que não provém do cálculo e dos procedimentos próprios do homem, mas surgem quando o homem obedece à ausculta do logos. O ser sábio é propriamente o corresponder do ser humano ao logos, porque nele se pode dar a colheita e acolhida enquanto escuta obediente. As múltiplas traduções do logos existentes apenas devem acentuar o seu mistério e nos levar decididamente à escuta obediente, isto é, ao obedecer à escuta da fala do logos. Então acontece a sabedoria.


Logos

Sabedoria é uma postura essencial, mas não podemos confundi-la com um sistema de valores. Daí a profundidade de Heráclito quando diz sobre a sabedoria: "Pensar é a maior coragem, e a sabedoria, acolher a verdade e fazer com que se ausculte ao longo do vigor." (1)
Referência:
(1) HERÁCLITO. Os pensadores originários. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 89.
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