Memória
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: Hoje começamos a saber que o ser humano co-participa com os demais seres de ecossistemas. Mas estes não dizem respeito apenas à cadeia vital. Tudo é mais complexo. Por isso o ser humano tem sido estudado em relação a três grandes sistemas: o orgânico-vital, o social, o psíquico. Contudo, algo mais fundamental articula estes três sistemas: a memória. Mas como ela perfaz e percorre os três, não se deixando esgotar, ela vai estar ligada ao ser. E por quê? Porque inclui o ético e o belo, que estão para além do conhecimento, princípio que estrutura os três sistemas. Por isso o código genético não pode ficar adstrito ao conhecimento, ou seja, o que é um sistema de signos para comunicar e manifestar conhecimentos. Ele tem um encontro marcado com a memória enquanto ser. É que o ser é mais radical enquanto memória, pois nesta se faz presente e dá unidade: o ético, o sentido de realização da vida. Como o conhecimento do ético não pode ser ensinado, só o conhecimento configurado numa moral, aquilo que dá sentido a todo agir é a memória enquanto sentido do ser. A moral é objeto de aprendizado. O ético é um processo de aprendizagem, fundado no sentido do ser. A memória do ser é o ético e o belo, ou seja, o poético. | : Hoje começamos a saber que o ser humano co-participa com os demais seres de ecossistemas. Mas estes não dizem respeito apenas à cadeia vital. Tudo é mais complexo. Por isso o ser humano tem sido estudado em relação a três grandes sistemas: o orgânico-vital, o social, o psíquico. Contudo, algo mais fundamental articula estes três sistemas: a memória. Mas como ela perfaz e percorre os três, não se deixando esgotar, ela vai estar ligada ao ser. E por quê? Porque inclui o ético e o belo, que estão para além do conhecimento, princípio que estrutura os três sistemas. Por isso o código genético não pode ficar adstrito ao conhecimento, ou seja, o que é um sistema de signos para comunicar e manifestar conhecimentos. Ele tem um encontro marcado com a memória enquanto ser. É que o ser é mais radical enquanto memória, pois nesta se faz presente e dá unidade: o ético, o sentido de realização da vida. Como o conhecimento do ético não pode ser ensinado, só o conhecimento configurado numa moral, aquilo que dá sentido a todo agir é a memória enquanto sentido do ser. A moral é objeto de aprendizado. O ético é um processo de aprendizagem, fundado no sentido do ser. A memória do ser é o ético e o belo, ou seja, o poético. | ||
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+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
==Ver Também== | ==Ver Também== | ||
*[[Mnemósine]] | *[[Mnemósine]] |
Edição de 07h39min de 27 de março de 2009
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- Hoje começamos a saber que o ser humano co-participa com os demais seres de ecossistemas. Mas estes não dizem respeito apenas à cadeia vital. Tudo é mais complexo. Por isso o ser humano tem sido estudado em relação a três grandes sistemas: o orgânico-vital, o social, o psíquico. Contudo, algo mais fundamental articula estes três sistemas: a memória. Mas como ela perfaz e percorre os três, não se deixando esgotar, ela vai estar ligada ao ser. E por quê? Porque inclui o ético e o belo, que estão para além do conhecimento, princípio que estrutura os três sistemas. Por isso o código genético não pode ficar adstrito ao conhecimento, ou seja, o que é um sistema de signos para comunicar e manifestar conhecimentos. Ele tem um encontro marcado com a memória enquanto ser. É que o ser é mais radical enquanto memória, pois nesta se faz presente e dá unidade: o ético, o sentido de realização da vida. Como o conhecimento do ético não pode ser ensinado, só o conhecimento configurado numa moral, aquilo que dá sentido a todo agir é a memória enquanto sentido do ser. A moral é objeto de aprendizado. O ético é um processo de aprendizagem, fundado no sentido do ser. A memória do ser é o ético e o belo, ou seja, o poético.