Pólis

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da proposição, cf. ''O que é uma coisa?''. HEIDEGGER, Martin. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-51. No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a ''pólis'' dava a medida". Idem, p. 52. No livro ''Parmênides'', Heidegger aprofunda a relação da ''alétheia'' e da ''pólis''. HEIDEGGER, Martin. ''Parmênides''. Petrópolis: Vozes, 2008.  
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:Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da [[proposição]], confira ''O que é uma coisa?'' (1). No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a ''pólis'' dava a medida" (2). No livro ''Parmênides'' (3), Heidegger aprofunda a relação da ''alétheia'' e da ''pólis''.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Que é uma coisa?'' Lisboa: Edições 70, 1992, p. 52, 55.
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:Referências:
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:Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, pp. 155-156.
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''O que é uma coisa?''. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-1.
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:(2) Idem, p. 52.
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:(3) HEIDEGGER, Martin. ''Parmênides''. Petrópolis: Vozes, 2008.  
:'''Ver também:'''
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:Em ''[[Introdução]] à metafísica'' (1), Heidegger faz a junção entre ''pólis'' [[política]] e ''pólis'' [[poética]], daí a questão da [[paidéia]] poética.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:Referência:
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175.
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Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175. Faz a junção entre ''pólis'' política e ''pólis'' poética, daí a questão da [[paidéia]] poética.
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Edição de 12h45min de 23 de março de 2009

1

Para pensar a questão do Ser como sujeito e a questão da proposição, confira O que é uma coisa? (1). No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a pólis dava a medida" (2). No livro Parmênides (3), Heidegger aprofunda a relação da alétheia e da pólis.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. O que é uma coisa?. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-1.
(2) Idem, p. 52.
(3) HEIDEGGER, Martin. Parmênides. Petrópolis: Vozes, 2008.


Ver também:


2

Em Introdução à metafísica (1), Heidegger faz a junção entre pólis política e pólis poética, daí a questão da paidéia poética.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175.
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