Pólis
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
==1== | ==1== | ||
- | :Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da proposição, | + | :Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da [[proposição]], confira ''O que é uma coisa?'' (1). No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a ''pólis'' dava a medida" (2). No livro ''Parmênides'' (3), Heidegger aprofunda a relação da ''alétheia'' e da ''pólis''. |
- | + | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | |
- | : | + | |
- | + | :Referências: | |
- | : | + | |
+ | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''O que é uma coisa?''. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-1. | ||
+ | :(2) Idem, p. 52. | ||
+ | :(3) HEIDEGGER, Martin. ''Parmênides''. Petrópolis: Vozes, 2008. | ||
:'''Ver também:''' | :'''Ver também:''' | ||
- | :*''[[ | + | :*[[Lógos]] |
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :Em ''[[Introdução]] à metafísica'' (1), Heidegger faz a junção entre ''pólis'' [[política]] e ''pólis'' [[poética]], daí a questão da [[paidéia]] poética. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
+ | :Referência: | ||
- | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175. | |
- | + |
Edição de 12h45min de 23 de março de 2009
1
- Para pensar a questão do Ser como sujeito e a questão da proposição, confira O que é uma coisa? (1). No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a pólis dava a medida" (2). No livro Parmênides (3), Heidegger aprofunda a relação da alétheia e da pólis.
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. O que é uma coisa?. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-1.
- (2) Idem, p. 52.
- (3) HEIDEGGER, Martin. Parmênides. Petrópolis: Vozes, 2008.
- Ver também:
2
- Em Introdução à metafísica (1), Heidegger faz a junção entre pólis política e pólis poética, daí a questão da paidéia poética.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175.