Pólis

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
 +
__NOTOC__
==1==
==1==
:Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da proposição, cf. ''O que é uma coisa?''. HEIDEGGER, Martin. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-51. No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a ''pólis'' dava a medida". Idem, p. 52. No livro ''Parmênides'', Heidegger aprofunda a relação da ''alétheia'' e da ''pólis''. HEIDEGGER, Martin. ''Parmênides''. Petrópolis: Vozes, 2008.  
:Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da proposição, cf. ''O que é uma coisa?''. HEIDEGGER, Martin. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-51. No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a ''pólis'' dava a medida". Idem, p. 52. No livro ''Parmênides'', Heidegger aprofunda a relação da ''alétheia'' e da ''pólis''. HEIDEGGER, Martin. ''Parmênides''. Petrópolis: Vozes, 2008.  

Edição de 02h44min de 14 de março de 2009

1

Para pensar a questão do Ser como sujeito e a questão da proposição, cf. O que é uma coisa?. HEIDEGGER, Martin. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-51. No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a pólis dava a medida". Idem, p. 52. No livro Parmênides, Heidegger aprofunda a relação da alétheia e da pólis. HEIDEGGER, Martin. Parmênides. Petrópolis: Vozes, 2008.


2

Cf. HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992, p. 52, 55.


3

Cf. HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, pp. 155-156.


Ver também:


4

Cf. HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175. Faz a junção entre pólis política e pólis poética, daí a questão da paidéia poética.

Ferramentas pessoais