Pólis
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : | + | :Para pensar a questão do [[Ser]] como [[sujeito]] e a questão da proposição, cf. ''O que é uma coisa?''. HEIDEGGER, Martin. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-51. No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a ''pólis'' dava a medida". Idem, p. 52. No livro ''Parmênides'', Heidegger aprofunda a relação da ''alétheia'' e da ''pólis''. HEIDEGGER, Martin. ''Parmênides''. Petrópolis: Vozes, 2008. |
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+ | :Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Que é uma coisa?'' Lisboa: Edições 70, 1992, p. 52, 55. | ||
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:Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, pp. 155-156. | :Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, pp. 155-156. | ||
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Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175. Faz a junção entre ''pólis'' política e ''pólis'' poética, daí a questão da [[paidéia]] poética. | Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175. Faz a junção entre ''pólis'' política e ''pólis'' poética, daí a questão da [[paidéia]] poética. |
Edição de 02h43min de 14 de março de 2009
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1
- Para pensar a questão do Ser como sujeito e a questão da proposição, cf. O que é uma coisa?. HEIDEGGER, Martin. Lisboa: Edições 70, 1992, pp. 50-51. No entanto, destaco já: "Pois o ponto-de-vista-do-eu é qualquer coisa de moderno e, conseqüentemente, não-grego. Para os gregos, a pólis dava a medida". Idem, p. 52. No livro Parmênides, Heidegger aprofunda a relação da alétheia e da pólis. HEIDEGGER, Martin. Parmênides. Petrópolis: Vozes, 2008.
2
- Cf. HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992, p. 52, 55.
3
- Cf. HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, pp. 155-156.
- Ver também:
4
Cf. HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 175. Faz a junção entre pólis política e pólis poética, daí a questão da paidéia poética.