Fogo
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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| - | :(1) FRANZ, Marie Louise von. ''A interpretação dos contos de fada''. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112. | + | : (1) FRANZ, Marie Louise von. ''A interpretação dos contos de fada''. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112. |
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| + | : "O [[fogo]], sobrevindo, há de distinguir e [[reunir]] todas as [[coisas]]" (1). | ||
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| + | : (1) HERÁCLITO. Fragmento 66. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 75. | ||
Edição de 15h59min de 2 de Abril de 2019
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- "Na maioria dos textos mitológicos, o fogo tem a qualidade de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos rituais religiosos" (1). Em Heráclito, contudo, a questão do fogo ocupa um lugar central e se constitui num elemento originário.
- Referência:
- (1) FRANZ, Marie Louise von. A interpretação dos contos de fada. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112.
- Ver também:
2
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 66. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 75.
