Música
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 20h42min de 15 de janeiro de 2009
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- Não podemos restringir a linguagem à fala/língua, senão as demais artes -além da poesia- não seriam linguagem. E isso não é verdade. É importante perceber que: a) a música está ligada à fala que como tal é sempre musical. Daí a invenção da lira ligar essas duas facetas. Mas a Musa precede a lira, até porque a lira é apenas uma imagem-questão para manifestar o verbo-Hermes como criador da lira/música, onde o próprio Hermes é a imagem-questão da própria linguagem enquanto verbo; b) por seu lado, a poesia está ligada à ação-verbo-Hermes, mas enquanto poiesis, isto é, o vigor poético ou a ação enquanto sentido do ser, o ético. Por isso, a música e a linguagem, o mesmo, estão ligados à poiesis ou vigor poético como sintaxe: o ordenamento da realidade em mundo. Linguagem é sintaxe poética, é mundo, é ethos (morada). A música cria sintaxe poética, daí ser linguagem. O mesmo ocorre com a dança e outras artes.
2
- “A música na sua dinâmica conjuga músico, obra e ouvinte. O músico por sua vez apresenta o encontro do compositor, intérprete e ouvinte. Nos três casos, temos apenas um, que é sempre o mesmo, para que música venha a ser música e conjuntura: músico e música devem ser presença deste mesmo, onde música só é no tempo em que há músico e vice-versa. Onde há músico, portanto, há música. No fazer musical a música se faz fazendo realidade”. “... pois quando estamos desatentos ao querer ouvir música não nos damos conta de que ouvir música é aprender a ouvir e de que pensar um pensamento é aprender a pensar”.
- Referências:
- RAMALHO, Celso Garcia de Araújo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Área de Poéica. Faculdade de Letras da UFRJ.