Diálogo
De Dicionário de Poética e Pensamento
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- | :(1) | + | :(1)HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra-de-arte''. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antonio de Castro. Lisboa: Edições 70, 2008. |
- | :(2) | + | :(2)Fragmento 53 em: HERÃCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991. |
- | :(3) Ibidem, p. 73. | + | :(3)Ibidem, p. 73. |
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+ | :(1) LISPECTOR, Clarice. ''Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres''. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 62. | ||
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- | :HEIDEGGER, Martin. Approche de Hölderlin. Paris | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Approche de Hölderlin''. Paris: Gallimard, 1973, p. 48. |
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- | :SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: Linha de pesquisa. Revista de Letras da UVA, Rio de Janeiro, Ano I, No. 1, out. de 2000, p. 34 e 35. | + | :(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: Linha de pesquisa. Revista de Letras da UVA, Rio de Janeiro, Ano I, No. 1, out. de 2000, p. 34 e 35. |
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- | :"De um diálogo faz parte que seu falar fale do mesmo e isso de um pertencer ao mesmo." | + | :"De um diálogo faz parte que seu falar fale do mesmo e isso de um pertencer ao mesmo." |
+ | "O pensar, porém, é o poematiza da verdade do ser no diálogo historial dos pensadores." | ||
:Referências: | :Referências: | ||
- | :(1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: ''Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.25. |
- | :(2) | + | |
+ | :(2) ibidem, p.47. | ||
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+ | == Ver também == | ||
+ | *[[Disputa]] | ||
+ | *[[Escuta]] |
Edição de 02h06min de 15 de janeiro de 2009
Tabela de conteúdo |
1
- Podemos falar no diálogo de quatro instâncias: o eu, o outro, o logos, o diá-. O logos funda então os três diálogos. Porém, no diálogo há algo bem mais complexo. Podemos então considerar seis instâncias:
- 1ª Essência: do diálogo como disputa (1), (2);
- 2ª Essência: da obra de arte como disputa dialógica;
- 3ª Essência: do pensamento como diálogo (disputa entre as diferentes obras dos pensadores);
- 4ª Essência: do pensamento como diálogo/disputa com: a) Phýsis/Ser; b) Ser-humano; c) Arte;
- 5ª Essência: da poiesis como diálogo de disputa de poiesis e pensamento, ou seja, poesia pensante e pensamento poético;
- 6ª Essência: do ponto de vista do ser-humano, o agir dele no fazer obras ou desvelar, como diálogo/disputa. Então aqui o Diálogo se dá como Leitura. O interpretar é, portanto, um diálogo ético, porque todo interpretar é um interpretar-se pela escuta do logos. Frag. 53, de Heráclito: "De todas as coisas a guerra é pai, de todas as coisas é senhor; a uns mostrou deuses, a outros, homens; de uns fez escravos, de outros, livres" (3).
- Referências:
- (1)HEIDEGGER, Martin. A origem da obra-de-arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antonio de Castro. Lisboa: Edições 70, 2008.
- (2)Fragmento 53 em: HERÃCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991.
- (3)Ibidem, p. 73.
2
- "(...) ninguém pode fazer uso do que os outros são, nem mesmo uso mental."
- Referência:
- (1) LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 62.
3
- Há a passagem nº III do ensaio de Heidegger: "Hölderlin et l'essence de la poésie", onde Heidegger discute a essência do diálogo, a partir de verso do Hölderlin: "Depuis que nous sommes un dialogue. Et que nous pouvons ouir les uns les autres." Há aà o grande tema da escuta e da fala ligado ao diálogo.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Approche de Hölderlin. Paris: Gallimard, 1973, p. 48.
4
- Souza faz uma reflexão sobre o EU: a questão do olhar ("O olho não vê a si mesmo") e a questão do espelho. Vê, também, a relação sujeito e objeto enquanto projeção do eu.
- Referências:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: Linha de pesquisa. Revista de Letras da UVA, Rio de Janeiro, Ano I, No. 1, out. de 2000, p. 34 e 35.
5
- "De um diálogo faz parte que seu falar fale do mesmo e isso de um pertencer ao mesmo."
"O pensar, porém, é o poematiza da verdade do ser no diálogo historial dos pensadores."
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.25.
- (2) ibidem, p.47.