Salvação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “- A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).(Kazantzakis, 1975: 245). | + | : A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “- A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).(Kazantzakis, 1975: 245). |
- | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | + | : - [[Manuel Antônio de Castro]] |
- | :(1). | + | : (1). KAZANTZAKIS, Nikos. ''Testamento para El Greco''. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245. |
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+ | : "O grego do período [[originário]] não quer ser salvo nem quer salvar ninguém e por isso não busca nenhum messias e nenhuma [[doutrina]] de [[salvação]]. Não tem [[religião]]. A [[língua]] grega não possui nenhuma [[palavra]] própria para [[dizer]] [[religião]]. [[Religião]] é um étimo latino e designa uma [[experiência]] romana. Mas não quer isto dizer que o grego seja ateu. Apenas seus [[deuses]] não são salvadores e sua [[experiência]] histórica não inclui nenhuma missão redentora nem individual nem racional nem universal" (1). | ||
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+ | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A história na filosofia grega". In: ------. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 19. |
Edição de 19h03min de 19 de Novembro de 2017
1
- A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “- A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).(Kazantzakis, 1975: 245).
- (1). KAZANTZAKIS, Nikos. Testamento para El Greco. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.
2
- "O grego do período originário não quer ser salvo nem quer salvar ninguém e por isso não busca nenhum messias e nenhuma doutrina de salvação. Não tem religião. A língua grega não possui nenhuma palavra própria para dizer religião. Religião é um étimo latino e designa uma experiência romana. Mas não quer isto dizer que o grego seja ateu. Apenas seus deuses não são salvadores e sua experiência histórica não inclui nenhuma missão redentora nem individual nem racional nem universal" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A história na filosofia grega". In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 19.