Fogo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"Na maioria dos textos mitológicos, o fogo tem a [[qualidade]] de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos rituais religiosos" (1). Em Heráclito, contudo, a questão do fogo ocupa um lugar central e se constitui num [[elemento]] [[originário]].
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: "Na maioria dos textos mitológicos, o fogo tem a [[qualidade]] de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos rituais religiosos" (1). Em Heráclito, contudo, a questão do fogo ocupa um lugar central e se constitui num [[elemento]] [[originário]].
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:(1) FRANZ, Marie Louise von. ''A interpretação dos contos de fada''. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112.
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: (1) FRANZ, Marie Louise von. ''A interpretação dos contos de fada''. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112.
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: "O [[fogo]], sobrevindo, há de distinguir e [[reunir]] todas as [[coisas]]" (1).
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: (1) HERÁCLITO. Fragmento 66. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 75.

Edição de 15h59min de 2 de Abril de 2019

1

"Na maioria dos textos mitológicos, o fogo tem a qualidade de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos rituais religiosos" (1). Em Heráclito, contudo, a questão do fogo ocupa um lugar central e se constitui num elemento originário.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) FRANZ, Marie Louise von. A interpretação dos contos de fada. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112.


Ver também:
*Iluminar


2

"O fogo, sobrevindo, há de distinguir e reunir todas as coisas" (1).
Referência:
(1) HERÁCLITO. Fragmento 66. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 75.
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