Poíesis

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"Também a ''[[phýsis]]'', o surgir e elevar-se por si mesmo, é uma [[produzir|pro-dução]], é ''poíesis''. A ''phýsis'' é até a máxima ''poíesis''. Pois o vigente da ''phýsis'' tem em si mesmo o eclodir da produção. Enquanto o que é pro-duzido pelo artesanato e pela arte, p. ex., o cálice de prata, não possui o eclodir da pro-dução em si mesmo, mas em um outro, no artesão e no [[artista]]" (1).
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:"Também a ''[[phýsis]]'', o surgir e elevar-se por si mesmo, é uma [[produzir|pro-dução]], é ''poíesis''. A ''phýsis'' é até a máxima ''poíesis''. Pois o vigente da ''phýsis'' tem em si mesmo o eclodir da produção. Enquanto o que é pro-duzido pelo artesanato e pela [[arte]], por exemplo, o cálice de prata, não possui o eclodir da pro-dução em si mesmo, mas em um outro, no [[artesão]] e no [[artista]]." (1)
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 16.
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:(1) HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 16.

Edição de 02h33min de 18 de Agosto de 2009

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"Também a phýsis, o surgir e elevar-se por si mesmo, é uma pro-dução, é poíesis. A phýsis é até a máxima poíesis. Pois o vigente da phýsis tem em si mesmo o eclodir da produção. Enquanto o que é pro-duzido pelo artesanato e pela arte, por exemplo, o cálice de prata, não possui o eclodir da pro-dução em si mesmo, mas em um outro, no artesão e no artista." (1)


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 16.
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