Poíesis
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
==1== | ==1== | ||
- | :"Também a ''[[phýsis]]'', o surgir e elevar-se por si mesmo, é uma [[produzir|pro-dução]], é ''poíesis''. A ''phýsis'' é até a máxima ''poíesis''. Pois o vigente da ''phýsis'' tem em si mesmo o eclodir da produção. Enquanto o que é pro-duzido pelo artesanato e pela arte, | + | :"Também a ''[[phýsis]]'', o surgir e elevar-se por si mesmo, é uma [[produzir|pro-dução]], é ''poíesis''. A ''phýsis'' é até a máxima ''poíesis''. Pois o vigente da ''phýsis'' tem em si mesmo o eclodir da produção. Enquanto o que é pro-duzido pelo artesanato e pela [[arte]], por exemplo, o cálice de prata, não possui o eclodir da pro-dução em si mesmo, mas em um outro, no [[artesão]] e no [[artista]]." (1) |
:Referência: | :Referência: | ||
- | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 16. | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 16. |
Edição de 02h33min de 18 de Agosto de 2009
1
- "Também a phýsis, o surgir e elevar-se por si mesmo, é uma pro-dução, é poíesis. A phýsis é até a máxima poíesis. Pois o vigente da phýsis tem em si mesmo o eclodir da produção. Enquanto o que é pro-duzido pelo artesanato e pela arte, por exemplo, o cálice de prata, não possui o eclodir da pro-dução em si mesmo, mas em um outro, no artesão e no artista." (1)
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 16.