Pensamento
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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| + | :"O entendimento da História nos convida para a Verdade do Ser, lá onde o estático e o dinâmico, o absoluto e o relativo, o divino e o humano, dão lugar ao Pensamento Essencial. Daí inter-essarem sempre as palavras de Heidegger:" (1) | ||
| + | :"Transformar em linguagem cada vez esse ad-vento permanente do Ser que, em sua permanência, espera pelo homem, é a única causa (Sache) do pensamento. É por isso que os pensadores Essenciais dizem sempre o mesmo (das Selbe), isso, no entanto, não significa que digam sempre coisas iguais (das Gleiche)" (2) | ||
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| + | :(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59-60. | ||
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| + | :(2) HEIDEGGER, Martin. ''Sobre o humanismo''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1967, p.98 | ||
Edição de 15h09min de 24 de fevereiro de 2009
Tabela de conteúdo |
1
- O pensamento não é, se por "é" entendemos um determinado ente em sua forma e conteúdo entitativo. O pensamento consuma a referência do Ser à Essência do homem. Neste referenciar, o pensamento se torna linguagem do Ser. A linguagem não é, dá sentido ético-poético ao agir do homem. E dando sentido é. O pensamento então é o Ser se dando enquanto linguagem no homem. Pensar é agir, é consumar a referência do homem ao Ser. Na referência o ser humano chega a ser o que é. E o que no ser humano é é o que lhe é próprio. Chegar a conquistar e realizar o que é próprio é o que se pode denominar: pensar.
2
- "O pensamento con-suma a referência do Ser à Essência do homem. Não a produz nem a efetua. O pensamento apenas a restitui ao Ser como algo que lhe foi entregue pelo próprio Ser. O ser já se destinou sempre ao pensamento" (1). E se destinou como Linguagem. O Ser se pensa no pensamento como e na Linguagem. Na Linguagem se consuma a referência do Ser à Essência do homem.
- Referência
- (1) HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1967, p. 24
3
- Pensamento é a reflexão em que vigora a renúncia a qualquer pretensão de convencer. "No âmbito do pensamento Essencial toda a refutação é uma nescidade" (1). O pensamento se entrega à renúncia para deixar a renúncia mesma falar. Quando a própria renúncia fala temos a vigência do pensamento. "Em seu dizer, o pensamento eleva apenas à linguagem a palavra impronunciada do Ser" (2).
- Referência
- (1) HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 59.
- (2) Idem, p. 96.
4
- "O entendimento da História nos convida para a Verdade do Ser, lá onde o estático e o dinâmico, o absoluto e o relativo, o divino e o humano, dão lugar ao Pensamento Essencial. Daí inter-essarem sempre as palavras de Heidegger:" (1)
- "Transformar em linguagem cada vez esse ad-vento permanente do Ser que, em sua permanência, espera pelo homem, é a única causa (Sache) do pensamento. É por isso que os pensadores Essenciais dizem sempre o mesmo (das Selbe), isso, no entanto, não significa que digam sempre coisas iguais (das Gleiche)" (2)
- Referência
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59-60.
- (2) HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1967, p.98
