Gênio

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
 
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:No séc. XVIII vamos encontrar uma tendência da ciência literária que se baseia na [[interpretação]] das obras partindo da noção de gênio: "O gênio é um dom natural e inato do [[espírito]] que excede a normalidade em todos os aspectos e não pode ser aprendido nem adquirido... A obra adquire significado pelo ato do gênio, assim como o universo adquire sentido pelo ato do [[criador]]" (1).
+
:Há, no séc. XVIII, uma tendência da ciência literária que se baseia na [[interpretação]] das obras partindo da noção de gênio: "O gênio é um dom natural e inato do [[espírito]] que excede a normalidade em todos os aspectos e não pode ser aprendido nem adquirido... A obra adquire significado pelo ato do gênio, assim como o universo adquire sentido pelo ato do [[criador]]" (1).
:Referência:
:Referência:
-
:(1) JOLLES, André. ''Formas simples''. São Paulo: Cultrix, 1976, pp. 14-15.
+
:(1) JOLLES, André. ''Formas simples''. São Paulo: Cultrix, 1976, pp. 14-5.
 +
 
 +
 
 +
:'''Ver também:'''
 +
 
 +
:*[[Inspiração]]
 +
:*[[Subjetividade]]

Edição atual tal como 17h02min de 22 de Outubro de 2009

1

Há, no séc. XVIII, uma tendência da ciência literária que se baseia na interpretação das obras partindo da noção de gênio: "O gênio é um dom natural e inato do espírito que excede a normalidade em todos os aspectos e não pode ser aprendido nem adquirido... A obra adquire significado pelo ato do gênio, assim como o universo adquire sentido pelo ato do criador" (1).


Referência:
(1) JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976, pp. 14-5.


Ver também:
Ferramentas pessoais