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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"Ao princípio da complementaridade dos conceitos, que institui o novo espírito científico, correlaciona-se o princípio da ambivalência das imagens, que constitui o novo espírito literário" (1). A ambivalência das imagens está ligada à essência do imaginário: "Imaginar é transumanizar-se" (2); "'Imaginar é ausentar-se, impulsionar-se rumo a uma nova vida (AS, 7-9, 9-12).' A imaginação dinâmica é precisamente o sonho da vontade ou a vontade do sonho" (3). Conferir [[#Silêncio|Silêncio]].
:"Ao princípio da complementaridade dos conceitos, que institui o novo espírito científico, correlaciona-se o princípio da ambivalência das imagens, que constitui o novo espírito literário" (1). A ambivalência das imagens está ligada à essência do imaginário: "Imaginar é transumanizar-se" (2); "'Imaginar é ausentar-se, impulsionar-se rumo a uma nova vida (AS, 7-9, 9-12).' A imaginação dinâmica é precisamente o sonho da vontade ou a vontade do sonho" (3). Conferir [[#Silêncio|Silêncio]].
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:(3) Idem, p. 64.
:(3) Idem, p. 64.
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:"Quando oponho conceito e imagem, é necessário deixar bem claro o alcance de imagem. José Lezama Lima tem toda uma teoria sobre imagem que eu denominaria poética. Pois há imagens não-poéticas. Sobretudo a pós-modernidade se constrói em cima de imagens, através dos meios de comunicação, mas aí já são imagens representadas. Por isso, segundo Nelson Brissac Peixoto: '... a maioria absoluta das informações que o homem moderno recebe lhe vêm por imagens.'" NOVAES, Adauto (org.). "O olhar do estrangeiro". In: ''O olhar''. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995, p. 65. A imagem poética é aquela que não pode ser reduzida a simples meio de informação, mas que traz, em si, no seu mostrar, o fazer aparecer o que se presenteando, dando-se, tanto mais se faz presente quanto mais se vela.
==Ver também==
==Ver também==
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*[[identidade]]
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*[[Identidade]]
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*[[diferença]]
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*[[Diferença]]
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*[[sonho]]
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*[[Sonho]]
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*[[silêncio]]
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*[[Silêncio]]
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*[[estranho]]
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*[[Estranho]]

Edição de 17h10min de 28 de Dezembro de 2008

1

"Ao princípio da complementaridade dos conceitos, que institui o novo espírito científico, correlaciona-se o princípio da ambivalência das imagens, que constitui o novo espírito literário" (1). A ambivalência das imagens está ligada à essência do imaginário: "Imaginar é transumanizar-se" (2); "'Imaginar é ausentar-se, impulsionar-se rumo a uma nova vida (AS, 7-9, 9-12).' A imaginação dinâmica é precisamente o sonho da vontade ou a vontade do sonho" (3). Conferir Silêncio.


Referências:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. Revista Tempo Brasileiro, nº 90, 1987, p. 61.
(2) Idem, p. 63.
(3) Idem, p. 64.

2

"Quando oponho conceito e imagem, é necessário deixar bem claro o alcance de imagem. José Lezama Lima tem toda uma teoria sobre imagem que eu denominaria poética. Pois há imagens não-poéticas. Sobretudo a pós-modernidade se constrói em cima de imagens, através dos meios de comunicação, mas aí já são imagens representadas. Por isso, segundo Nelson Brissac Peixoto: '... a maioria absoluta das informações que o homem moderno recebe lhe vêm por imagens.'" NOVAES, Adauto (org.). "O olhar do estrangeiro". In: O olhar. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995, p. 65. A imagem poética é aquela que não pode ser reduzida a simples meio de informação, mas que traz, em si, no seu mostrar, o fazer aparecer o que se presenteando, dando-se, tanto mais se faz presente quanto mais se vela.

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