Calcular

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:"O [[pensamento]] que calcula (''das rechnende Denken'') faz cálculos. Faz cálculos com possibilidades continuamente novas, sempre com maiores perspectivas e simultaneamente mais econômicas. O pensamento que calcula corre de oportunidade em oportunidade. O pensamento que calcula nunca pára, nunca chega a [[meditar]]. O pensamento que calcula não é um pensamento que medita (''ein besinnliches Denken''), não é um pensamento que reflete (''nachdenkt'') sobre o [[sentido]] que reina em tudo que existe" (1).
+
: "O [[pensamento]] que calcula (''das rechnende Denken'') faz cálculos. Faz cálculos com possibilidades continuamente novas, sempre com maiores perspectivas e simultaneamente mais econômicas. O [[pensamento]] que calcula corre de oportunidade em oportunidade. O [[pensamento]] que calcula nunca pára, nunca chega a [[meditar]]. O [[pensamento]] que calcula não é um [[pensamento]] que medita (''ein besinnliches Denken''), não é um [[pensamento]] que reflete (''nachdenkt'') sobre o [[sentido]] que reina em [[tudo]] que existe" (1).

Edição atual tal como 19h26min de 23 de março de 2025

1

"O pensamento que calcula (das rechnende Denken) faz cálculos. Faz cálculos com possibilidades continuamente novas, sempre com maiores perspectivas e simultaneamente mais econômicas. O pensamento que calcula corre de oportunidade em oportunidade. O pensamento que calcula nunca pára, nunca chega a meditar. O pensamento que calcula não é um pensamento que medita (ein besinnliches Denken), não é um pensamento que reflete (nachdenkt) sobre o sentido que reina em tudo que existe" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, s/d/, p.13.
Ferramentas pessoais