Mundo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Nova página: :Mundo é uma questão. No entanto, num real dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o adjetivo já pressupõe ...)
Linha 5: Linha 5:
:HERÁCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
:HERÁCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
 +
 +
 +
== Ver também ==
 +
*[[Fogo]]

Edição de 00h55min de 28 de Dezembro de 2008

Mundo é uma questão. No entanto, num real dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o adjetivo já pressupõe o mundo como vigência originária. É isto o que Heidegger quer dizer que o ser-humano é um ser da facticidade. Vivermos, queiramos ou não, quer dizer vivermos já desde sempre no mundo. É impossível pensar a realidade sem mundo. É aqui que podemos citar o fragmento 30 de Heráclito: "O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses, e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, fogo sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando". Notemos que o pensador diz que o Mundo foi, é e será. Porém, o ser se dá enquanto verdade e enquanto verdade é que a obra de arte se constitui originariamente como Mundo e Terra. A dimensão Mundo da obra de arte não é qualqer mundo como adjetivo qualificativo, mas a própria vigência da realidade enquanto verdade e não-verdade, pois mundo está ligado à clareira, o retrair-se do ser para deixar o não-ser ser como presença: mundo.


Referência:
HERÁCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.


Ver também

Ferramentas pessoais