De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : A [[filosofia]] chinesa parte de um [[princípio]] que a [[tudo]] origina: ''[[Qi]]'' (grafado também como: ''[[Ki]]'', ''[[Chi]]''). De maneira muito especial se manifesta nos [[seres]] [[vivos]], especialmente no [[ser humano]], no qual se faz [[presente]] de maneira muito complexa. Enfim, [[tudo]] [[é]] ''[[Qi]]''. É no [[horizonte]] do [[vigorar]] deste [[princípio]] que se pensa o [[corpo]] no [[pensamento]] [[chinês]]. Ele é composto de outros dois [[princípios]], [[opostos]], mas não [[dicotômicos]] nem [[excludentes]], pois sempre [[convergentes]] e [[divergentes]], pelos quais acontece toda [[diferenciação]], na [[procura]] (''[[tao]]'') [[inesgotável]] da [[harmonia]]: [[Yin]] e [[Yan]] (também se grafa [[Ying]] e [[Yang]]). As [[traduções]] mais correntes são: [[luz]] e [[escuridão]]; [[masculino]] e [[feminino]]. É [[impossível]] a [[existência]] de um sem o [[outro]]. De algum modo, cada [[ser]], cada [[ser humano]] é partícipe de ambos, embora em cada [[ser]] um ou outro predomine.
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- | : - [[Manuel Antônio de Castro]]
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Edição de 15h00min de 14 de Setembro de 2019