Pensamento
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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:O pensamento não é, se por "é" entendemos um determinado ente em sua forma e conteúdo entitativo. O pensamento consuma a referência do [[Ser]] à Essência do homem. Neste referenciar, o pensamento se torna [[linguagem]] do Ser. A linguagem não é, dá sentido ético-poético ao agir do homem. E dando sentido é. O pensamento então é o Ser se dando enquanto linguagem no homem. Pensar é agir, é consumar a referência do homem ao Ser. Na referência o ser humano chega a ser o que é. E o que no ser humano é é o que lhe é próprio. Chegar a conquistar e realizar o que é próprio é o que se pode denominar: pensar. | :O pensamento não é, se por "é" entendemos um determinado ente em sua forma e conteúdo entitativo. O pensamento consuma a referência do [[Ser]] à Essência do homem. Neste referenciar, o pensamento se torna [[linguagem]] do Ser. A linguagem não é, dá sentido ético-poético ao agir do homem. E dando sentido é. O pensamento então é o Ser se dando enquanto linguagem no homem. Pensar é agir, é consumar a referência do homem ao Ser. Na referência o ser humano chega a ser o que é. E o que no ser humano é é o que lhe é próprio. Chegar a conquistar e realizar o que é próprio é o que se pode denominar: pensar. | ||
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:"O pensamento con-suma a referência do Ser à Essência do homem. Não a produz nem a efetua. O pensamento apenas a restitui ao Ser como algo que lhe foi entregue pelo próprio Ser. O ser já se destinou sempre ao pensamento" (1). E se destinou como Linguagem. O Ser se pensa no pensamento como e na Linguagem. Na Linguagem se consuma a referência do Ser à Essência do homem. | :"O pensamento con-suma a referência do Ser à Essência do homem. Não a produz nem a efetua. O pensamento apenas a restitui ao Ser como algo que lhe foi entregue pelo próprio Ser. O ser já se destinou sempre ao pensamento" (1). E se destinou como Linguagem. O Ser se pensa no pensamento como e na Linguagem. Na Linguagem se consuma a referência do Ser à Essência do homem. | ||
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Carta sobre o humanismo''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1967, p. 24 | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Carta sobre o humanismo''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1967, p. 24 | ||
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+ | :Pensamento é a reflexão em que vigora a renúncia a qualquer pretensão de convencer. "No âmbito do pensamento Essencial toda a refutação é uma nescidade" (1). O pensamento se entrega à renúncia para deixar a renúncia mesma falar. Quando a própria renúncia fala temos a vigência do pensamento. "Em seu dizer, o pensamento eleva apenas à linguagem a palavra impronunciada do Ser" (2). | ||
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+ | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Carta sobre o humanismo''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 59. | ||
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+ | : (2) Idem, p. 96. |
Edição de 12h40min de 23 de fevereiro de 2009
1
- O pensamento não é, se por "é" entendemos um determinado ente em sua forma e conteúdo entitativo. O pensamento consuma a referência do Ser à Essência do homem. Neste referenciar, o pensamento se torna linguagem do Ser. A linguagem não é, dá sentido ético-poético ao agir do homem. E dando sentido é. O pensamento então é o Ser se dando enquanto linguagem no homem. Pensar é agir, é consumar a referência do homem ao Ser. Na referência o ser humano chega a ser o que é. E o que no ser humano é é o que lhe é próprio. Chegar a conquistar e realizar o que é próprio é o que se pode denominar: pensar.
2
- "O pensamento con-suma a referência do Ser à Essência do homem. Não a produz nem a efetua. O pensamento apenas a restitui ao Ser como algo que lhe foi entregue pelo próprio Ser. O ser já se destinou sempre ao pensamento" (1). E se destinou como Linguagem. O Ser se pensa no pensamento como e na Linguagem. Na Linguagem se consuma a referência do Ser à Essência do homem.
- Referência
- (1) HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1967, p. 24
3
- Pensamento é a reflexão em que vigora a renúncia a qualquer pretensão de convencer. "No âmbito do pensamento Essencial toda a refutação é uma nescidade" (1). O pensamento se entrega à renúncia para deixar a renúncia mesma falar. Quando a própria renúncia fala temos a vigência do pensamento. "Em seu dizer, o pensamento eleva apenas à linguagem a palavra impronunciada do Ser" (2).
- Referência
- (1) HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 59.
- (2) Idem, p. 96.