Potência

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
Linha 11: Linha 11:
== 2 ==
== 2 ==
-
:"''Potência'' (''Macht'') significa toda oportunidade de impor a sua própria [[vontade]], no interior de uma [[relação]] social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade". Não conheço nenhuma definição de [[poder]], enquanto fator sócio-político, que seja superior a esta fórmula de Max Weber" (1).
+
: "''Potência'' (''Macht'') significa toda oportunidade de impor a sua própria [[vontade]], no interior de uma [[relação]] social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade". Não conheço nenhuma definição de [[poder]], enquanto fator sócio-político, que seja superior a esta fórmula de Max Weber" (1).
-
:Referência:
+
: Referência:
-
:LEBRUN, Gérard. ''O que é poder''. 6. e. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 12.
+
: LEBRUN, Gérard. ''O que é poder''. 6. e. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 12.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
== 3 ==
 +
: " ''Dasein'', por ser corporal e por sua [[corporeidade]] ser exatamente como é, é um [[ente]] que muda e produz mudanças, e ''isto pode significar tanto [[indigência]] quanto [[potência]]''. Já por [[princípio]] ele não pode [[escolher]] [[ser]] ou não dessa [[forma]], isto é, [[ser]] ou não sempre em [[mudança]]. Estar submetido a [[mudanças]] implica não poder reter nada como posse, implica falta, carência, perda, todos os ''ainda não posso'', todos os ''já não posso mais'' - e isso significa [[indigência]]. Mas por aquelas mesmas razões, o [[poder]] mudar possibilita o crescimento, o desenvolvimento, os ganhos, todos os ''agora posso'', todos os ''posso cada vez mais'' - e isso significa [[potência]] " (1).
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) POMPEIA, João Augusto. "Corporeidade". In: Rev. ''Daseinsanalyse'', São Paulo, No. 12, 2003, p.33.

Edição de 18h53min de 11 de Novembro de 2018

1

"Por um lado, "potência" designa uma virtualidade; por outro, uma capacidade determinada, que está em condições de exercer-se a qualquer momento" (1).


Referência:
(1) LEBRUN, Gérard. O que é poder. 6. e. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 11.


2

"Potência (Macht) significa toda oportunidade de impor a sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade". Não conheço nenhuma definição de poder, enquanto fator sócio-político, que seja superior a esta fórmula de Max Weber" (1).


Referência:
LEBRUN, Gérard. O que é poder. 6. e. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 12.


3

" Dasein, por ser corporal e por sua corporeidade ser exatamente como é, é um ente que muda e produz mudanças, e isto pode significar tanto indigência quanto potência. Já por princípio ele não pode escolher ser ou não dessa forma, isto é, ser ou não sempre em mudança. Estar submetido a mudanças implica não poder reter nada como posse, implica falta, carência, perda, todos os ainda não posso, todos os já não posso mais - e isso significa indigência. Mas por aquelas mesmas razões, o poder mudar possibilita o crescimento, o desenvolvimento, os ganhos, todos os agora posso, todos os posso cada vez mais - e isso significa potência " (1).


Referência:
(1) POMPEIA, João Augusto. "Corporeidade". In: Rev. Daseinsanalyse, São Paulo, No. 12, 2003, p.33.
Ferramentas pessoais