Experienciação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | :(1)HEIDEGGER, Martin. ''A caminho da linguagem''. Petrópoli:, Vozes, 2003, p. 146-8. | ||
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*[[Fenomenologia]] | *[[Fenomenologia]] |
Edição de 01h57min de 16 de janeiro de 2009
1
- A questão da linguagem e do real pode ser vista em três instâncias:
- 1ª) Semântica: por exemplo, quando se faz um levantamento semântico de uma palavra. É necessária a consulta a um bom dicionário lexical;
- 2ª) Fenomenológica: p.ex. quando se levantam os diversos conceitos em sua tentativa de definição e apreensão, tanto do ente como do ser, em que a própria palavra fenomenologia mostra a dinâmica essencial da realidade e suas realizações e de seu estar realizando-se. Aqui é necessário consultar um dicionário de filosofia.
- 3ª) Etimológico-ôntico-poética: as duas primeiras ainda se movem numa sintaxe gramático-conceitual-formal. Já a última se centra na própria [[poiesis]]/[[lógos]] como questão, isto é, a tensão do entre manifestar e dizer e velar e silenciar. Mas esta só acontece como experienciação no sentido em que Clarice Lispector usa a palavra aprendizagem no romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1).
- Referência:
- (1) LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
2
- A experienciação, junto com o "telos" e o "horizonte", constitui as três instâncias da travessia poética do ser humano. Porém, estas três instâncias precisam do aberto, ou seja, da clareira. Mas não há clareira sem mundo, como não há mundo sem clareira. A clareira é o "entre" de ex-perienciação de "terra" E "mundo. Por isso, nossa condição fundamental é sermos pro-jeto, ou seja, o sermos "entre". Em vista disso, essas três instâncias se realizam através da tripla escuta, que constitue o triplo diálogo. É, pois, fundamental, pensar a travessia poética a partir da tripla escuta e do triplo diálogo. Ao mesmo tempo estão relacionados ao "dizer/dichten". Ver abaixo.
- Referência:
- (1)HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópoli:, Vozes, 2003, p. 146-8.