Serenidade
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→2) |
||
Linha 16: | Linha 16: | ||
: (1) GIACOIA JR., Oswaldo. ''Heidegger urgente'' - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 103. | : (1) GIACOIA JR., Oswaldo. ''Heidegger urgente'' - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 103. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 3 == | ||
+ | : " I - Logo, a serenidade está, caso se possa aqui falar de um estar (''Liegen''), fora da distinção de atividade e de passividade... | ||
+ | : E - ... porque a serenidade ''não'' pertence ao domÃnio da vontade. | ||
+ | : I - A transição do querer para a serenidade parece-me ser o ponto difÃcil. | ||
+ | : P - Especialmente quando a essência da serenidade ainda nos permanece oculta" (1). |
Edição de 01h34min de 8 de Maio de 2018
1
"Deixamos os objetos técnicos entrar no nosso mundo quotidiano e ao mesmo tempo deixamo-los de fora, isto é, deixamo-los repousar em si mesmos como coisas que não são algo de absoluto, mas que dependem elas próprias de algo superior. Gostaria de designar esta atitude do sim e do não simultâneos em relação ao mundo técnico com uma palavra antiga: a serenidade para com as coisas (die Gelassenheit zu den Dingen) (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, s.d., p. 24.
2
- "... a palavra serenidade não é sinônimo de resignação. Com ela, o filósofo [Martin Heidegger] pensa um agir amadurecido, liberando da insânia compulsiva do ativismo, do falatório vazio e pomposo vigente na esfera pública contemporânea" (1).
- Referência:
- (1) GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 103.
3
- " I - Logo, a serenidade está, caso se possa aqui falar de um estar (Liegen), fora da distinção de atividade e de passividade...
- E - ... porque a serenidade não pertence ao domÃnio da vontade.
- I - A transição do querer para a serenidade parece-me ser o ponto difÃcil.
- P - Especialmente quando a essência da serenidade ainda nos permanece oculta" (1).