Dicionário de Poética e Pensamento

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:'''''Princípio e fim se reúnem na circunferência do círculo''''' (Heráclito, frag.103).  
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:'''''Princípio e fim reúnem-se na circunferência do círculo''''' (Heráclito, frag.103).  
== Apresentação ==
== Apresentação ==
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:É um dicionário digital. Distingue-se por ser feito de verbetes-questão e não por definições conceituais ou levantamento de significados semânticos. O leitor terá para cada verbete-questão diferentes acessos através de considerações e passagens essenciais de diversos pensadores e poetas. Tais acessos querem provocar o leitor e levá-lo a questionar, a pensar, mostrando como cada verbete se constitui numa questão que não pode ser definida através de um conceito ou de conceitos. Cabe ao leitor, pelo confronto das diferentes afirmações ou interrogações, construir o seu pensamento. A questão como questão será a identidade das diferentes posições.  
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: Este dicionário digital distingue-se por ser feito de verbetes-questões e não por definições conceituais ou levantamento de significados semânticos. O leitor terá para cada verbete diferentes acessos através de reflexões e passagens essenciais de diversos pensadores e poetas. Tais acessos querem provocar o leitor e levá-lo a questionar, a pensar, mostrando como cada verbete se constitui numa questão que não pode ser resolvida através de conceitos lógicos. Pelo contrário, deve prevalecer o diálogo poético, interpretativo, onde interpretar é interpretar-se na e com a escuta do que é. Cabe ao leitor, pelo confronto das diferentes afirmações ou interrogações, construir o seu pensamento, fundado não numa subjetividade frágil e duvidosa, mas no agir do sentido do ser. Quer isto dizer: deve haver uma dialética sempre entre o "eu" e o "sou", uma vez que o "eu" sem o "sou" se torna um acúmulo de máscaras. A questão como questão será a identidade das diferentes posições.  
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:Consultando o dicionário, o leitor tem acesso a diferentes ideias e indicações bibliográficas. Em muitos casos, o dicionário limita-se a transcrever uma passagem julgada essencial. Cabe a cada leitor procurar  a fonte integral indicada.
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: Consultando o dicionário, o leitor tem acesso a diferentes indicações bibliográficas. Em muitos casos, o dicionário limita-se a transcrever uma passagem julgada essencial. Cabe a cada leitor procurar  a fonte integral indicada na referência bibliográfica para aprofundar o pensamento.
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:Outra ideia central no dicionário é o pensamento circular, onde uma palavra remete para outra (indicada como link), que remete para outra e assim circularmente. Com isto, evita-se a linearidade e qualquer hierarquia. No lugar do sistema lógico-conceitual, propomos uma sintaxe poética, onde cada verbete-questão solicita outros numa inter-relação poética, para que o pensamento se constitua poeticamente em cada leitor. Os verbetes-questão têm três origens: 1ª. Feitos pelo autor do dicionário; 2ª. Pelos editores; 3ª. Por citações de autores, devidamente assinaladas nas indicações bibliográficas. Os verbetes sem indicação são de criação do autor do dicionário. Como orienta todo o dicionário a ideia de questionamento, em alguns verbetes-questão, há uma citação do autor, seguida de comentários. São feitos com o intuito de levar o leitor também a questionar, a concordar ou discordar.   
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: Outra diretriz central no dicionário é o pensamento circular, poético-dialético, onde uma palavra remete para outra (indicada como link em cor azul), que remete para outra e assim permanentemente circular. Com isto, evita-se a linearidade e qualquer hierarquia de significados. O poético é o sentido presentificando-se, desvelando-se. No lugar do sistema lógico-causal e conceitual, final e funcionalista, propomos uma sintaxe dialética do acontecer poético como presente sempre inaugural, originário, onde no lugar dos conceitos vigoram as questões. Nestas, cada verbete-resposta solicita outras perguntas numa inter-relação questionante, circular e poética, para que o pensamento aconteça em cada leitor, fundado no diálogo, pois a história é o diálogo das épocas, jamais excludente ou conclusiva, mas sempre includente e aberta, como toda dialética identitária fundada no tempo, enquanto diálogo com as diferenças.  
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: Os verbetes têm duas origens: 1ª. Feitos pelo autor do dicionário; 2ª. Por citações de autores, devidamente assinaladas nas referências bibliográficas. Como a ideia de questionamento orienta todo o dicionário, em alguns verbetes há uma citação do autor, seguida de comentários. São feitos com o intuito de levar o leitor também a questionar, a concordar ou discordar, num desafio constante do pôr-se a caminho do pensar.   
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<center>''Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro''</center>
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''Manuel Antônio de Castro''
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- Titular de Poética -
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Professor Emérito da UFRJ
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Registro No. 481.792 - Biblioteca Nacional
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<big>'''[[Créditos]]&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;[[Como citar]]&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;[[Fale conosco]]'''</big></center>
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Edição atual tal como 15h26min de 8 de Junho de 2020

Princípio e fim reúnem-se na circunferência do círculo (Heráclito, frag.103).

Apresentação

 
Este dicionário digital distingue-se por ser feito de verbetes-questões e não por definições conceituais ou levantamento de significados semânticos. O leitor terá para cada verbete diferentes acessos através de reflexões e passagens essenciais de diversos pensadores e poetas. Tais acessos querem provocar o leitor e levá-lo a questionar, a pensar, mostrando como cada verbete se constitui numa questão que não pode ser resolvida através de conceitos lógicos. Pelo contrário, deve prevalecer o diálogo poético, interpretativo, onde interpretar é interpretar-se na e com a escuta do que é. Cabe ao leitor, pelo confronto das diferentes afirmações ou interrogações, construir o seu pensamento, fundado não numa subjetividade frágil e duvidosa, mas no agir do sentido do ser. Quer isto dizer: deve haver uma dialética sempre entre o "eu" e o "sou", uma vez que o "eu" sem o "sou" se torna um acúmulo de máscaras. A questão como questão será a identidade das diferentes posições.
Consultando o dicionário, o leitor tem acesso a diferentes indicações bibliográficas. Em muitos casos, o dicionário limita-se a transcrever uma passagem julgada essencial. Cabe a cada leitor procurar a fonte integral indicada na referência bibliográfica para aprofundar o pensamento.
Outra diretriz central no dicionário é o pensamento circular, poético-dialético, onde uma palavra remete para outra (indicada como link em cor azul), que remete para outra e assim permanentemente circular. Com isto, evita-se a linearidade e qualquer hierarquia de significados. O poético é o sentido presentificando-se, desvelando-se. No lugar do sistema lógico-causal e conceitual, final e funcionalista, propomos uma sintaxe dialética do acontecer poético como presente sempre inaugural, originário, onde no lugar dos conceitos vigoram as questões. Nestas, cada verbete-resposta solicita outras perguntas numa inter-relação questionante, circular e poética, para que o pensamento aconteça em cada leitor, fundado no diálogo, pois a história é o diálogo das épocas, jamais excludente ou conclusiva, mas sempre includente e aberta, como toda dialética identitária fundada no tempo, enquanto diálogo com as diferenças.
Os verbetes têm duas origens: 1ª. Feitos pelo autor do dicionário; 2ª. Por citações de autores, devidamente assinaladas nas referências bibliográficas. Como a ideia de questionamento orienta todo o dicionário, em alguns verbetes há uma citação do autor, seguida de comentários. São feitos com o intuito de levar o leitor também a questionar, a concordar ou discordar, num desafio constante do pôr-se a caminho do pensar.
Que tal começar a travessia? Clique aqui para ver uma página aleatória, ou veja a lista completa de verbetes!



- Autor -

Manuel Antônio de Castro

- Titular de Poética -

Professor Emérito da UFRJ

Registro No. 481.792 - Biblioteca Nacional





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