Eón

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
: [[Heidegger]] trata do que se pode entender por on / eonta no ensaio: "A sentença de Anaximandro" (1). Está ligado à questão do [[presente]]. Esta questão dos eon/ onta é radical. Da decisão sobre os eón/eonta surge o [[limite]], o substantivo, o conceito, a proposição. Contudo, o limite é indefinível. Por isso, o conceito ao se decidir pelo limite definível ocasiona um silenciamento e empobrecimento do "ente".
+
: [[Heidegger]] trata do que se pode entender por [[on / eonta]] no [[ensaio]]: "A sentença de Anaximandro" (1). Está ligado à questão do [[presente]]. Esta questão dos [[eon / eonta]] é radical. Da decisão sobre os [[eon / eonta]] surge o [[limite]], o substantivo, o conceito, a proposição. Contudo, o [[limite]] é indefinível. Por isso, o conceito ao se decidir pelo limite definível ocasiona um silenciamento e empobrecimento do "ente".
Linha 8: Linha 8:
: Referência:
: Referência:
-
: '''(1) Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.30.'''
+
: '''(1) [[Pré-socráticos]]. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.30.'''

Edição de 20h21min de 9 de Abril de 2025

1

Heidegger trata do que se pode entender por on / eonta no ensaio: "A sentença de Anaximandro" (1). Está ligado à questão do presente. Esta questão dos eon / eonta é radical. Da decisão sobre os eon / eonta surge o limite, o substantivo, o conceito, a proposição. Contudo, o limite é indefinível. Por isso, o conceito ao se decidir pelo limite definível ocasiona um silenciamento e empobrecimento do "ente".


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.30.
Ferramentas pessoais