Exercício espiritual

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
(2)
Linha 12: Linha 12:
: - [[Manuel Antônio de Castro]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]].
 +
 +
== 3 ==
 +
: "O [[exercício espiritual]] é um [[exercício]] do [[ser]] como [[ser]]. O [[espírito]] [[finito]], todavia, não pode exercer o [[ser]] em toda a sua [[infinita]] [[plenitude]]. Enquanto [[finito]], o [[espírito]] [[finito]] só pode exercer [[entes]] [[finitos]], mas enquanto ele é [[espírito]], ele pode exercer o [[ente]] na [[luz]] e no [[horizonte]] do [[ser]] [[ilimitado]]" (1).
 +
 +
 +
:  Referência:
 +
 +
:  (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição de 22h52min de 4 de Setembro de 2020

1

"Perguntar só posso se ainda não sei, mas consciente deste não-saber, eu tendo ao saber. Quero saber e por isto pergunto. A pergunta é, portanto, um movimento de tendência para ..., a qual ultrapassa o até agora sabido em direção a algo mais, ainda não sabido, mas que pode ser sabido. Ora, se esta tendência para... vai na direção de algo que pode ser sabido, então ela o exerce – assim como acontece com o saber – dentro da luz do ser e no horizonte do ser. Esta tendência, este querer, é, portanto, – igualmente como o saber – um exercício espiritual, visto que a característica do espírito é a de exercer-se na luz do ser e no horizonte do ser. Esta tendência, este querer, é, portanto, – igualmente como o saber – um exercício espiritual, visto que a característica do espírito é a de exercer-se na luz do ser e no horizonte do ser. Assim temos aqui uma segunda forma de exercício espiritual – implicado na pergunta -, a saber, o querer" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

2

O saber que se sabe é um auto-iluminar-se e, portanto, um exercício espiritual.


- Manuel Antônio de Castro.

3

"O exercício espiritual é um exercício do ser como ser. O espírito finito, todavia, não pode exercer o ser em toda a sua infinita plenitude. Enquanto finito, o espírito finito só pode exercer entes finitos, mas enquanto ele é espírito, ele pode exercer o ente na luz e no horizonte do ser ilimitado" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
Ferramentas pessoais